O vereador Vinicius Rodrigues Alcântara Silva, filiado no União Brasil, está a beira de perder o mandato por excesso de faltas não justificadas em sessões na Câmara Municipal de Ilhéus.
O cidadão/eleitor/contribuinte, Marcos Nascimento Santos, protocolou, no último dia 07 de maio, denúncia na secretaria parlamentar, por prática de ato de improbidade administrativa em face do Vereador Vinicius, também conhecido por Vini.
Na petição inicial, o cidadão detalha que o parlamentar cometeu infração político-administrativa grave por ter registrado mais de um terço de faltas no ano de 2022, de maneira injustificada, contrariando o art. 36 da Lei Orgânica do Município.
Ainda segundo o documento, o cidadão narra que o vereador Vinícius Alcântara cometeu conduta que afronta os princípios da impessoalidade e moralidade ao destinar recursos no valor de R$ 74.917,75 para ONG AMIGOS DA PRAIA, na qual o parlamentar é ex-presidente e atual diretor, através de Emenda Impositiva nº 225, ao orçamento de 2022.
Na sessão ordinária desta quarta-feira (22), o presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Paulo Carqueija (PSD), leu o documento em plenário, e, em seguida, determinou cópia da denúncia ao vereador Vinícius Alcântara, para que o mesmo se pronuncie, e, após a manifestação, a Mesa Diretora encaminhará ao jurídico da Casa para análise, e posterior retorno ao plenário, para deliberação, que poderá resultar na extinção do mandato de Vinicius Alcântara.