Nesta segunda-feira (03/06) as atividades de veterinária da UESC irão parar por conta de uma manifestação às 7 horas. A direção geral da Instituição foi informada previamente acerca do movimento.
No dia 8 de março, o Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais, Colegiado de Medicina Veterinária, a Direção do Hospital Veterinário e o Centro Acadêmico tiveram uma reunião com o Reitor para tentar solucionar as demandas do hospital.
No final do mês de março, o Hospital Veterinário encaminhou oito processos para Instituição, cinco eram de caráter emergencial, devifo à ausência de estrutura. O hospital veterinário da UESC está em suspensão temporária dos atendimentos à comunidade.
As aulas práticas de cirurgia, anestesiologia e diagnóstico por imagem (raio-x) não estão acontecendo, logo a comunidade que precisa dessas ações não podem ser atendidas, afetando inclusive, o conhecimento dos eestudantes. Ainda de acordo com o Colegiado de Medicina, o problema se arrasta há quase 03 meses.
“Nós, estudantes da area de saúde da UESC, não temos materiais básicos para o desenvolvimento dos nossos estudos, que deveriam ser fornecidos pela própria UESC, através da secretaria estadual de Educação, do governo Jerônimo e Geraldinho. Falta materiais de uso hospitalar, cirúrgico e laboratorial, os medicamentos estão vencidos e impróprios para uso, sem falar que estamos sem aparelho raio-x, equipamentos de anestesiologia e laboratorial”, descreve um estudante.