Responsável por organizar e orientar o desenvolvimento do município, o Plano Diretor Participativo de Ilhéus (PDPI) está passando por uma revisão. O processo conta com o envolvimento do poder público e da sociedade civil, através da realização de oficinas, consultas cidadãs e audiências públicas. As ações são coordenadas pelo Grupo MYR e visam informar, debater e desenvolver propostas em diversos eixos de abordagem.
Nesta etapa estão disponíveis algumas ferramentas para que a população possa fazer as contribuições no que se refere ao ordenamento territorial. O Mapa Falado Online é a plataforma com os documentos e informações que podem ser acessados através do link: www.ilheus500.com.br
O PDPI representa um instrumento básico da política de ordenamento, uso e ocupação do município, contemplando as áreas urbana e rural. Contudo, para que o Plano Diretor atenda às necessidades dos ilheenses, é preciso que eles participem ativamente do processo, de forma presencial e online, a fim de apresentar ideias/sugestões, conforme preconizado pelo Estatuto da Cidade (Lei Federal nº 10.257/2001).
A próxima etapa envolve a elaboração de uma proposta de ordenamento territorial, seguida pela elaboração do Plano Diretor propriamente dito. Ao final do processo, um Projeto de Lei (PL) será encaminhado à Câmara de Vereadores para apreciação e encaminhamentos.