Sou Joaques Silva, popularmente conhecido como JOCA do SINDICATO. Nasci no Pontal, na Rua da Marambaia, em 1976. Sou filho de Dona Odália Ramos, lavadeira e rezadeira bastante conhecida em toda cidade. Vim de origem humilde, fui estudante de escola pública. Na minha adolescência, comecei a me envolver com os movimentos sociais e culturais da cidade. Fiz parte de blocos afros e, entendendo o que eles poderiam proporcionar à minha comunidade, fundei juntamente com amigos o Bloco Afro Cultural Danados do Reggae. Nesse projeto, pude fazer algo pelas crianças e adolescentes de diversas comunidades com o Projeto Batucada, que atendia mais de 90 crianças e adolescentes. Firmamos uma excelente parceria com a Universidade Livre do Mar e da Mata de Ilhéus (MARAMATA), algo que me enche de orgulho.
Após esse projeto, conseguimos alçar maiores voos e fui assumir um cargo na diretoria de cultura do Conselho das Entidades Afro-Culturais de Ilhéus (CEACI), onde permaneci por muitos anos contribuindo para o desenvolvimento e preservação da cultura em nossa amada Ilhéus. Também concorremos e tivemos um assento no importante Conselho Municipal de Saúde de Ilhéus, onde fui eleito na mesa diretora daquele órgão colegiado por dois mandatos. Pude participar diretamente da proposição de políticas de saúde afirmativas para as minorias (pessoas com deficiência, com doenças crônicas, pessoas negras, indígenas, população LGBTQIA+ e a todos de modo geral).
Tornei-me produtor cultural, organizando eventos como workshops, seminários e caminhadas culturais. Entrei no serviço público ao ser aprovado no concurso público em Ilhéus, onde senti que seria o momento de retribuir, servindo a todos da minha cidade. Como salva-vidas, fundei juntamente com colegas a Associação de Salva-Vidas de Ilhéus e do Sul da Bahia (ASVISULBA) e, através dessa entidade, pude contribuir na construção do projeto que regulamentou a profissão de salva-vidas no município de Ilhéus. Em seguida, fui convidado para compor a diretoria do Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Ilhéus (SINSEPI). Mesmo estando na suplência naquela época, pude participar das reuniões e contribuir em importantes decisões dos servidores.
Após sentir a necessidade e os anseios dos trabalhadores, candidatei-me e fui eleito presidente do SINSEPI. Aqui, juntamente com meus pares, trilhamos um caminho de muitas conquistas e vitórias aos servidores municipais. Após seis anos sem reajustes, tivemos diversas conquistas através do meu mandato. Regulamentamos a lei dos salva-vidas. À frente da entidade, tivemos ganhos e reajustes todos os anos para os servidores. Criamos o adicional de aperfeiçoamento para servidores socorristas do SAMU, o adicional de proteção para compra de protetor solar, adicional de risco de vida aquático, auxílio fardamento, valorizamos efetivamente o vale-alimentação que saiu de R$180 e hoje está em R$630, criamos a carga natalina e firmamos parcerias com a AABB de Ilhéus, isentando os associados do SINSEPI do pagamento da joia, e com a Faculdade de Ilhéus, onde os associados e seus dependentes têm descontos nas matrículas. Reformamos a sede do SINSEPI, que era um prédio condenado, transformando-a em uma sede de luxo com vários serviços para os associados (cabeleireiro, manicure e pedicure, design de sobrancelhas, psicólogo, médico clínico geral, advogado trabalhista e consultório odontológico).
Participei ativamente da criação das leis do PDV, PDVE, PDVR e fui idealizador e trabalhei na construção do tão sonhado Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos servidores municipais de Ilhéus. Durante o período crítico das chuvas, realizamos eventos e captamos mais de três toneladas de alimentos, que foram doados às famílias em situação de risco alimentar e a programas como o Bahia Sem Fome, do governo do estado, que recebeu mais de 1,5 toneladas de alimentos. Também doamos alimentos a entidades e terreiros de religiões de matriz africana, comunidades religiosas, comunidades indígenas e outras instituições que trabalham com os menos favorecidos.
Com essa vasta atuação pelo social e atendendo ao clamor da sociedade e de amigos, me credencio para buscar uma cadeira no legislativo e, assim, ajudar ainda mais os servidores públicos municipais e representar os anseios da população perante o poder público. Sei que juntos podemos fazer muito mais.
JOCA DO SINDICATO
Pré-Candidato a Vereador