Segundo informações dos bastidores da política de Ilhéus, o vereador Vinícius Alcântara, do União Brasil, deu um golpe na diretoria do GAP, afastando os antigos diretores numa eleição de última hora. O Golpe consistiu em colocar sua esposa como Presidente da ONG, e seus assessores de gabinete compondo o restante da diretoria, obtendo assim inclusive o controle total sobre as contas do GAP, onde se encontra depositado todo o dinheiro arrecadado para defesa do meio ambiente.
Todos em Ilhéus sabem que o Vereador Vinícius Alcântara, do União Brasil, era o presidente do GAP – Grupo Amigos da Praia, que é uma ONG voltada à defesa do meio ambiente, e ele fez campanha se colocando como defensor da causa ambiental, afirmando ainda que doaria o salário de vereador, e que seu mandato seria coletivo, mas, depois de assumir o poder, mudou da água para o vinho.
Fato é que, de acordo com algumas fontes, o dinheiro que é doado ao GAP acumula valor vultoso de milhares de reais, o que traz estranheza a essa mudança repentina da direção do GAP, às vésperas da eleição, mudando toda a diretoria da ONG, colocando seus assessores da Câmara como dirigentes e sua esposa como presidente da instituição.
Esse fato caiu como uma bomba, e as autoridades estão de olho nas movimentações.