Nesta quarta, 11 de setembro, a OAB de Ilhéus realizou uma série de atividades voltadas para a advocacia e instituições parceiras com a finalidade de estreitar os laços e homenagear aqueles que já contribuíram de forma efetiva com a Ordem dos Advogados do Brasil.
Os eventos, três ao todo, contaram com as presenças da Presidente da OAB Seccional Bahia, Dra. Daniela Borges, diretores da CAAB – Caixa de Assistência da Advocacia da Bahia e autoridades oriundas de vários setores.
No auditório do Edifício Premier, lotado, foi realizada a cerimônia de entrega da OAB Recomenda, outorga criada pela OAB Nacional para destacar a excelência das instituições e entregue para UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz, representada pela Profa. Dra. Fernanda Viana Lima, Diretora do Departamento Científico de Direito. Uma justa homenagem para uma instituição que tem relevantes serviços prestados à advocacia e a sociedade da Bahia. Procederam a entrega a Dra. Daniela Borges e o presidente da Subseção de Ilhéus, Dr. Jacson Cupertino. Em seguida foi feita a entrega da Comenda Barachisio Lisboa para aqueles que atuam ou atuaram na advocacia e teve relevância profissional junto a Ordem, à saber; Dr. Antônio Pinto Madureira, Dr. Antônio Olímpio Rhem, Dr. Edvaldo da Silva Soares, Dr. Guilherme Lima Pereira, Dra. Helena Mathias de Lima, Dr. José Augusto Lavigne Welly, Dr. Rafael Briglia e Dra. Silvana Maria Silveira Patury.
Em ato contínuo, na sede da OAB, foi feito o Desagravo do Dr. João Francisco Barreto Neto da Motta, profissional que teve suas prerrogativas violadas e também agredido fisicamente por um policial. No acolhimento e defesa do advogado, vários discursos indignados foram proferidos no sentido deixar claro que as prerrogativas do profissional de direito são inegociáveis!
“Não existe advocacia solo! Somos uma grande família e quando mexe com um de nós, mexe com todos! E providências serão adotadas para que este tipo de conduta não se perca na impunidade!” Destacou a Dra. Daniela Borges.
Finalmente, após o Desagravo, foi inaugurado o Meu Escritório, espaço criada na sede da OAB pela CAAB, para dar suporte à advocacia que precise de uma estrutura para atendimento de demandas recorrentes da atividade.
Descerraram a placa; Dra. Cléia Costa, vice-presidente da CAAB, Dra. Daniela Borges e Dr. Jacson Cupertino. Também estavam presentes diversos presidentes de Comissões, Conselheiros Estaduais, Delegados da CAAB e um números muito expressivo da advocacia local e regional.
“Realizamos ao longo de uma tarde inesquecível uma série de homenagens que nos enchem de orgulho e gratidão pelo que essa instituição pode proporcionar para seus inscritos. Fui tomado pela emoção ao ver nossos “velhos” mestres sendo reverenciados e aplaudidos pela trajetória irretocável de suas brilhantes carreiras. Minha presidente Daniela Borges e o presidente da CAAB, Dr. Maurício Leahy, sempre presentes na ostensiva defesa de nossa categoria e não medindo esforços pra dar mais dignidade e conforto à nossa advocacia. Portanto, é com uma alegria imensurável que posso externar minha profunda gratidão a todos que vieram nesta tarde participar desta festa. A casa das liberdades será sempre um espaço de luta, mas também de alegria e reconhecimento! Finalizou o Presidente da OAB de Ilhéus, Dr. Jacson Cupertino.