Separem o nariz vermelho, a gargalhada, a brincadeira e muita alegria. Pois, neste ano, tem Palhasseata de Ilhéus, sim senhor! Após uma breve pausa, o Grupo Teatro/Circo Maktub retoma de forma presencial o projeto com a 7ª Palhasseata de Ilhéus e 2º Festival Palhasseata. A primeira edição do festival foi em 2021, no modo virtual, ainda durante a pandemia do COVID-19. O aquecimento para tudo isso já começou no perfil oficial no Instagram, @palhasseata, onde é possível conferir imagens e vídeos das edições anteriores e agenda das próximas ações.
A Palhasseata de Ilhéus começou em 2011, de forma independente, como parte da pesquisa contínua do Grupo Teatro/ Circo Maktub sobre a linguagem da Palhaçaria. A segunda edição, realizada em 2012, foi a primeira com apoio financeiro através do Edital Calendário das Artes 2ª Chamada, permitindo a ampliação e diversificação das atividades agregadas ao cortejo. Ao longo dos anos, o evento evoluiu com novas atividades e intervenções, além de mudanças em seu ponto de partida, que já incluiu a antiga Casa dos Artistas, a Tenda do Teatro Popular de Ilhéus e a Casa de Cultura Jorge Amado. A Palhasseata de Ilhéus não celebra apenas a palhaçaria, mas também fortalece laços comunitários, promove cultura e proporciona momentos de alegria e interação.
Para a 7ª edição, além do famoso cortejo circense, estão previstas Mostras Fotográficas e Oficina de iniciação em técnicas de palhaçaria para estudantes de escolas públicas. A equipe gestora já passou por capacitação sobre acessibilidade numa oficina on-line. O ponto alto do projeto será no dia 14 de dezembro de 2024, na Praça Pedro Mattos, em frente ao Teatro Municipal de Ilhéus, quando acontecerá a segunda edição do Festival Palhasseata, com apresentações circenses de grupos e artistas da região sul-baiana. Neste ano, as lojas apoiadoras irão doar presentes para uma nova ação, PalhaçAs & PalhaçOs, que será realizado em 21 de dezembro. A atividade voltada a crianças do bairro Nossa Senhora da Vitória acontecerá no Centro Cultural Ocupaê.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.