O governo do Estado anunciou mais três voos regionais na Bahia, ligando cidades do interior à capital, mas eles estão restritos a Barreiras, Lençóis e Guanambi. Todos são da Azul e vão usar o ATR-72, avião turbohélice com 70 assentos. Mais uma vez, a novidade deixa de fora Ilhéus, que perdeu vários voos desde 2022.
O Aeroporto Jorge Amado já teve seis ligações com Salvador todos os dias, com três idas e três vindas, operadas pela Gol, Latam e Azul. Hoje o sul da Bahia é humilhado pelas empresas aéreas e amplamente prejudicado pela omissão do atual governante Jeronimo Souza (PT).
Os voos partido de Ilhéus é do aeroporto de Porto Seguro também foram afetados. Nenhum turista que estiver na capital vai visitar Porto, Ilhéus ou Itacaré, limitando o desempenho do turismo no sul da Bahia. Ainda impede o investimento de empresários nestas cidades e em Itabuna, pólo econômico regional.
A alternativa é pegar um ônibus e enfrentar 7h de estrada. Na Águia Branca, o leito-cama sai por R$ 375,66. Saindo de Itabuna, fica em R$ 351,29.
Informações do jornalista Marcel Leal.