O Sintesi e o Sindtae ingressaram com ação coletiva contra o IGA (antigo IBDAH), administrador do Hospital Costa do Cacau e o Estado da Bahia, ente público o contratante dos serviços e proprietário do equipamento hospitalar. A ação cobra o pagamento em dia dos salários dos empregados da IGA, os quais tem sofrido com atraso de salário constante.
Nos últimos meses, diversos foram os contatos realizados pelos sindicatos com a IGA e com o Estado da Bahia, tentando resolver a situação, sem sucesso. Na última reunião realizada em setembro deste ano entre os sindicatos, o IGA e o Estado da Bahia, representantes da SESAB – Secretaria de Saúde se comprometeram a agilizar os repasses ao IGA assim que recebessem da empresa a documentação referente ao serviço prestado, para que a empresa pudesse pagar os salários com menos atraso.
No entanto, o Estado não cumpriu o acordado, motivo pelo qual os sindicatos ingressaram com a ação para que ambos, Estado da Bahia e IGA, tomem as providências necessárias para que seja resguardada a dignidade desses trabalhadores na forma do recebimento do salário no prazo referido na lei, ou seja, no quinto dia útil do mês.