Ilhéus conquistou o primeiro lugar no ranking de transparência e governança pública da Transparência Internacional – Brasil, destacando-se entre 78 municípios baianos avaliados. O levantamento foi conduzido pelo Instituto Nossa Ilhéus, com metodologia reconhecida da Transparência Internacional, e analisou prefeituras de cinco Territórios de Identidade da Bahia: Litoral Sul, Baixo Sul, Extremo Sul, Costa do Descobrimento e Médio Rio de Contas. O município alcançou 77,1 pontos, reafirmando seu compromisso com uma administração pública eficiente e transparente.
“Esse reconhecimento reflete o compromisso que assumimos de transformar Ilhéus em um município governável e eficiente. Trabalhamos diariamente para garantir que cada recurso seja aplicado de forma responsável, promovendo o desenvolvimento sustentável e a confiança da população”, afirmou o prefeito Mário Alexandre.
Quando assumiu, Marão e sua equipe encontraram uma Ilhéus “ingovernável”, como diziam no governo do estado. Eles enfrentaram e superaram desafios herdados de administrações anteriores, como atrasos, falta de planejamento e desvalorização dos servidores públicos. O compromisso com o plano de desenvolvimento do município foi determinante para reposicionar a cidade como um exemplo de governança no estado, atraindo investimentos estaduais e federais, além de programas com recursos próprios, que resultaram em melhorias significativas nos serviços públicos e na qualidade de vida dos moradores.
Após quase oito anos de trabalho, Ilhéus se consolida como referência em eficiência administrativa e responsabilidade fiscal e é mais uma vez, líder no ranking de transparência. A gestão tem como prioridade o planejamento estratégico e ações que fortalecem a participação do município, garantindo avanços que promovem o bem-estar coletivo e o desenvolvimento sustentável.
Transparência Internacional: padrão global de boas práticas
Com sede em Berlim, a Transparência Internacional atua em mais de 100 países e é referência no combate à corrupção e na promoção de práticas éticas em administrações públicas. A avaliação na Bahia utilizou critérios rigorosos, como a adoção de leis e práticas, entre elas a Lei Anticorrupção, reforçando a supervisão e a eficiência na aplicação de recursos públicos.
Os resultados completos do ranking estão disponíveis no site oficial da Transparência Internacional: transparenciainternacional.org.br.