A APPl/APLB realizou hoje (25) uma série de visitas a escolas municipais de Ilhéus para verificar as condições de infraestrutura, alimentação e quadro de pessoal. Os resultados dessas visitas revelam uma situação preocupante na maioria das instituições.
A Escola Sérgio Carneiro apresentou falta de alimentação para os alunos e um quadro de funcionários incompleto, faltando porteiro, merendeira e uma professora. Essa situação impacta diretamente no funcionamento da escola e no atendimento aos estudantes.
A Escola São Pedro enfrenta problemas semelhantes: não há orientador no turno matutino, nem secretária ou agente administrativo. O quadro de serviços gerais está reduzido, com apenas um funcionário para atender toda a demanda. A merenda escolar é fornecida apenas parcialmente e o depósito apresenta infiltrações, o que impede o armazenamento adequado de alimentos.
A Escola Municipal do Banco da Vitória está com quadro de pessoal completo e alimentação sendo servida. No entanto, ainda há a necessidade de mais dois auxiliares de serviços gerais para melhorar a eficiência no atendimento aos alunos.
Já as Escolas Horizontina e CAIC compartilham um prédio alugado da Faculdade de Ilhéus, o que tem gerado dificuldades. Além do quadro de pessoal incompleto e da falta de alimentação, as salas não atendem às necessidades do espaço alfabetizador. Outro problema grave é o compartilhamento de banheiros entre alunos da faculdade e crianças pequenas, o que representa um risco à segurança e ao bem-estar dos estudantes.
Na Escola Jardelina Azevedo Leal também há carência de profissionais, com a falta de dois professores, além de servidores de serviços gerais e porteiro. Essa escassez prejudica o andamento das atividades escolares e a organização da unidade.
Diante desse cenário, a APPI irá procurar a secretaria e cobrar a urgência de medidas que garantam a regularização do fornecimento de merenda, a contratação de profissionais necessários e a melhoria da infraestrutura nas escolas. Essas ações são fundamentais para assegurar um ambiente adequado ao aprendizado e ao desenvolvimento dos estudantes.
APPI/APLB
25 de março de 2025