Presidente da Comissão em Defesa do Porto de Ilhéus, o ex-vereador Augustão se reuniu com o prefeito Valderico Júnior para cobrar do governo municipal a elaboração do projeto de engorda das praias da zona norte, evitando assim as constantes invasões das águas, que tem destruído casas, comércios e até ruas inteiras nos bairros São Miguel, São Domingos e adjacências.
Augustão informou que a iniciativa de cobrar o projeto à Prefeitura foi tomada após se reunir com moradores do local e representantes da empresa que está realizando as obras de dragagem de manutenção do porto,, que constataram a viabilidade da engorda das praias. A engorda será feita justamente com a areia que será retirada com as obras de dragagem de aprofundamento do porto, prevista para o mês de agosto. Para isso é preciso que haja um estudo e um projeto técnico, nesse caso, de responsabilidade da Prefeitura.
A engorda das praias, segundo explicou Augustão, é o alargamento da faixa de areia com as obras de aterramento e colocação desse material que será dragado de outro local. E como já está prevista no PAC a obra de dragagem de aprofundamento no Porto de Ilhéus, essa areia poderá ser colocada, após a confirmação dos estudos, na engorda das praias do norte, evitando assim a invasão das águas.
Com a engorda das praias, será possível não somente evitar a erosão e a destruição das casas, como também ampliar o espaço de lazer dos ilheenses e turistas, criando novas áreas para banho e prática de esportes.
Augustão pontuou ainda que em visita ao Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, protocolou um documento solicitando providências para o problema do avanço das águas na zona norte de Ilhéus. Na oportunidade, o presidente da Comissão em Defesa dos Portos foi informado, oficialmente, que essa é uma obra de responsabilidade dos governos Estadual e Municipal, daí a importância desse encontro com o prefeito Valderico Júnior para cobrar soluções para o problema.