O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), por meio da Corregedor Geral da Justiça do Estado da Bahia, determinou a realização de uma inspeção ordinária na comarca de Ilhéus, entre os dias 19 e 23 de maio de 2025. A ação tem como objetivo fiscalizar o funcionamento das unidades judiciárias e administrativas locais, garantindo a eficiência dos serviços prestados à população.
Os trabalhos de correição serão realizados na modalidade presencial, entre 8h e 18h, e serão coordenados pela juíza auxiliar Angela Bacellar Batista, devendo constar das atas de correição as ações a serem implementadas pelo magistrado responsável pela unidade inspecionada, cujo cumprimento será acompanhado pela Corregedoria.
A inspeção abrangerá diversas varas e órgãos da comarca, incluindo as Varas de Família, Sucessões e Afins (1ª e 2ª Varas), Varas Cíveis, Comerciais e de Relações de Consumo (1ª a 4ª Varas), Varas Criminais, do Júri e da Infância e Juventude, Juizados Especiais (1ª a 3ª Varas), Unidades administrativas (Administração do Fórum, Central de Cumprimento de Mandados) e Estabelecimentos prisionais e socioeducativos (Presídio Advogado Ariston Cardoso, Unidades de Acolhimento para Adolescentes).
A fiscalização será conduzida pelas Juízas Auxiliares da Corregedoria, Maria Helena Lordelo de Salles Ribeiro e Júnia Araújo Ribeiro Dias, e pelo Juiz Auxiliar, Eduardo Carlos de Carvalho. Eles serão acompanhados por uma equipe técnica composta por servidores do TJ-BA.