O papel do agente é fundamental para um trânsito seguro, pois, além das atribuições de operação e fiscalização, exerce ainda o papel educativo, pois cabe a ele informar, orientar e advertir os usuários.
Entretanto, em Ilhéus, a realidade da autoridade de trânsito constituída de poder de polícia, requer atenção e responsabilidade do poder público, garantindo eficiência e condições essenciais de trabalho para os agentes.
Na sequência de imagens é possível perceber a precariedade e a falta de estrutura mínima necessária, para desempenhar as atividades na malha viária ilheense.
A moto apresenta placa de identificação soltando o adesivo, ferrugem por toda a parte, assento tomado de buracos, fiação exposta, pneus carecas, moto com aspecto de antiga e oferecendo constante perigo aos profissionais do trânsito diariamente.
Temendo responder PAD (Processo Administrativo Disciplinar) cumulada de demissão a bem do serviço público, os agentes da SUTRAM evitam falar sobre o assunto, mas demonstram insatisfação e desmotivação pela ausência de condições de trabalho, se arriscando em cima de uma moto, para garantir o sustento da família.