Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Urgente! Assembleia discute greve no IF Baiano

Assembleia aconteceu em Uruçuca.

O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica, se reuniu nesta quarta-feira (01) no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano Campus Uruçuca, com objetivo de discutir adesão dos servidores federais da educação a uma possível greve.

De acordo com os representantes sindicais, uma das pautas da greve foi o corte orçamentário imposto pelo Governo Federal no último dia 27/05/2022 que impacta diretamente nas verbas de custeio da instituição, a exemplo de limpeza e segurança, até nas atividades essenciais de ensino pesquisa e extensão.

Os cortes orçamentário nas Universidades e Institutos Federais representam 14,5% no orçamento discricionário do MEC, cerca de 3,2 bilhões de reais. Além disso, foi comentado sobre a PL 206 (Projeto de Lei que prevê a cobrança de mensalidade em universidades públicas). Na visão dos servidores, o projeto de Lei é um grande retrocesso! Na reunião, os servidores comentaram sobre o reajuste salarial, para os Técnicos Administrativos em Educação. Segundo os servidores do Instituto Federal Baiano, os técnicos já vem enfrentando percas salariais desde o ano de 2015.

No final da Assembleia ficou decidido através de votação que não haverá greve por tempo determinado. Os servidores decidiram em Assembleia, que irão permanecer em estado de greve, ou seja, optaram em fazer algumas mobilizações em favor da categoria e dos estudantes.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também