O candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), recebeu 90,3% dos votos entre os eleitores privados de liberdade, na Paraíba, nas eleições de 2022. De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 115 presos provisórios puderam votar em quatro municípios do estado.
As sessões eleitorais destinadas para esse público foram instaladas na Penitenciária Padrão Masculina de Campina Grande (26 eleitores), na Penitenciária Padrão de Santa Rita (31 eleitores), no Centro Educacional do Jovem (36 eleitores), em João Pessoa, e na Cadeia Pública de Coremas (22 eleitores).
Lula ficou em primeiro, com 84 votos.
O candidato à reeleição, presidente Jair Bolsonaro (PL), ficou em segundo lugar, com apenas 6 votos e 6,49% da votação nesse grupo do eleitorado. Também receberam votos da população carcerária, os candidatos Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União), com 1 voto cada.
Nem todos os que têm direito exerceram o voto nesse público. Cerca de 18 presos se abstiveram de votar, 2 anularam o voto e 2 votaram em branco.
De acordo com o TSE, 12.963 presos provisórios puderam votar nas eleições deste ano. Esse é um direito assegurado pela Constituição de 1988 e que também alcança jovens que cumprem medidas socioeducativas. Esses públicos não têm os direitos políticos suspensos.
Uma resolução do TSE considera preso provisório a pessoa recolhida em estabelecimento penal sem condenação criminal transitada em julgado.
Informações do Site Agenda Política.