Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Sindicato e escritório de advocacia são condenados por cobrarem honorários dos filiados

Ato ilegal entre sindicato e advocacia.

A Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou um sindicato do Espírito Santo e um escritório de advocacia a pagarem R$ 60 mil por dano moral coletivo. A razão é que eles ficavam com parte dos créditos recebidos pelos trabalhadores sindicalizados em ações judiciais em que eram representados pela entidade sindical. Para o colegiado, a cobrança é ilegal e tem impacto social.

A ação civil pública foi apresentada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) para anular a cláusula do contrato entre o sindicato e o escritório que determinava desconto de 10%, 7% ou 2% dos créditos recebidos pelos trabalhadores nas ações judiciais. Para o MPT, a cobrança é ilegal. Além do ressarcimento aos sindicalizados, pediu a condenação de ambos por dano moral coletivo.

O juízo da 12ª Vara do Trabalho de Vitória (ES) considerou nula a cláusula, com fundamento na legislação que prevê a gratuidade da prestação da assistência jurídica do sindicato aos associados. Ainda determinou que o sindicato e o escritório parassem de fazer as cobranças e devolvessem os valores descontados indevidamente dos trabalhadores.

De acordo com o ministro Augusto César, o TST entende que a prestação da assistência jurídica gratuita pelo sindicato decorre de legislação expressa. Por isso, a imposição ao empregado de pagamento dos honorários advocatícios contratuais, quando assistido pela entidade sindical, é ilegal. 

Em Ilhéus, esse modus operandi vem acontecendo há vários anos, sem qualquer intervenção do Ministério Público e do próprio judiciário. Conforme apurado pelo Jornalismo Investigativo do Fábio Roberto Notícias, a APPI, entidade sindical ligada aos professores e demais profissionais em educação de Ilhéus, adota essa conduta ilegal ao cobrar honorários contratuais dos associados, mesmo recebendo todo mês dos cofres do Sindicato para prestar a chamada “assessoria jurídica”.

Filiado, fique de olhos abertos!


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também