Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Morre Nelson Schaun: o Colégio que podia ter dado certo, em Ilhéus

Desde o início do ano, nós, alunos do Centro Estadual de Educação Profissional Nelson Schaun (antigo Estadual), viemos a público diversas vezes expor as condições precárias da unidade, que colocavam todos em perigo.

Desta vez, vamos à raiz do problema: a gestão escolar, que, por sinal, tem dado um show de horrores. Falta profissionalismo e qualificação técnica para conduzir esta escola, que um dia foi disputada por ser um local de ensino de qualidade. Agora, não passa de um grande elefante branco sustentado com os impostos da população.

Vamos relembrar: em março deste ano, os alunos denunciaram em uma página de notícias que as salas estavam com os ventiladores sem funcionar, e muitos passavam mal. Os líderes de sala foram à direção para conversar com o vice-diretor, que imediatamente sugeriu que “buscassem outra escola caso desejassem contar com ar-condicionado ou ventiladores em pleno funcionamento.”

Em maio, houve outra denúncia sobre problemas estruturais, como falta de energia, ventiladores quebrados, fios descascados e soltos, e as condições precárias às quais alunos e professores estavam submetidos. Mais uma vez, a direção foi o centro da questão.

Esse tipo de tratamento não se restringe apenas aos alunos; os próprios profissionais enfrentam situações que podem configurar abuso moral. Não é à toa que a escola está com baixíssima procura por matrículas, principalmente nos cursos da noite, que têm muitas desistências e baixa frequência. E isso é apenas a ponta do iceberg. A situação está tão grave que, na época em que abriram as inscrições para o ENEM, um dos diretores, em uma de suas raras aparições, foi até os alunos do noturno (que estavam lanchando) pedir que se inscrevessem, mesmo que não fossem fazer a prova, porque poucas pessoas haviam demonstrado interesse, e isso ajudaria a escola. Inclusive, na época, a própria escola se dispôs a realizar as inscrições.

Outra situação que ocorre com frequência é a falta de comunicação da direção com alunos e professores, que diversas vezes chegaram à escola apenas para descobrir, no momento, que não haveria aula ou que seria realizado um evento.

Como podem ver, a educação fez as malas e foi embora, e nenhuma autoridade competente tomou providências para colocar pessoas preparadas e comprometidas com o ensino público de qualidade. Antigamente, para ser diretor, eram realizadas eleições na escola, mas tudo indica que aqui (talvez em todas as escolas públicas estaduais de Ilhéus) virou uma questão política (se é que nos entendem).

Há muitas outras situações não relatadas em que alunos e profissionais foram maltratados neste ambiente. Esperamos que o poder público tome ciência e possa agir com urgência. Que esse não seja mais um pedido esquecido.

Itabuna: juiz rejeita pedido de Augusto Castro e autoriza divulgação de pesquisa

A Coligação “Itabuna Não Pode Parar”, do atual prefeito Augusto Castro, sofreu derrota na justiça eleitoral. O grupo tentou barrar a divulgação da pesquisa eleitoral realizada pela empresa Flex Consultoria & Pesquisas, alegando irregularidades no registro, como falta de clareza sobre os dados financeiros e inconsistências no questionário.

No entanto, o juiz responsável pelo caso indeferiu o pedido de liminar da coligação “Itabuna não pode parar”, permitindo que a pesquisa seja divulgada. Segundo a decisão, não havia elementos suficientes que justificassem a suspensão imediata da pesquisa, já que ela foi registrada corretamente no TSE.

O suspense agora gira em torno do resultado da pesquisa, que será amplamente divulgado neste sábado, 21 de setembro. O Blog do Edyy, parceiro do Fábio Roberto Notícias, acompanhará de perto a divulgação, logo após o anúncio dos resultados.

CONFIRA A DECISÃO NA ÍNTEGRA.

Coronel Resende: “Seguirei com a minha campanha até o dia 06 de outubro”

O Coronel Resende, candidato a prefeito de Ilhéus pelo PL 22, rechaçou a informação de que estaria desistido da candidatura para apoiar Valderico, da FM Gabriela FM.

Resende se manifestou por meio de áudio, e no tom bastante firme, garantiu que não irá desistir da candidatura, e afirmou que vai até o fim para combater o PT em Ilhéus.

No mesmo áudio, Resende pediu a união dos filiados do PL no Projeto Ilhéus de Cara Nova, e também convocou a tropa bolsonarista para arregaçar as mangas e combater com toda força o PT e Adélia.

Vídeo:

Exclusivo! Juiz Alex Venícius atende pedido de Bento Lima e suspende divulgação de pesquisa

O juiz eleitoral Alex Venícius Campos Miranda por meio de decisão monocrática suspendeu a divulgação de uma pesquisa realizada pela empresa Flex Consultoria & Pesquisas, a pedido da Coligação Ilhéus da Gente, Pra Cima, Pra Frente, que tem como candidato o advogado e estimável professor Bento Lima.

A decisão em sede de liminar foi proferida às 15h19 desta sexta-feira (20) e tem como objetivo, impedir que os resultados da pesquisa sejam divulgados, sob pena de multa diária de R$ 10 mil reais.

O Magistrado acolheu o pedido da Coligação com base nas últimas pesquisas realizadas pela empresa, que foram julgadas como fraudulentas.

CONFIRA A DECISÃO

Alunos da UNIP de Ilhéus expressam indignação com a direção da Instituição

“Nós, alunos da UNIP de Ilhéus, viemos por meio desta nota expressar nosso profundo repúdio à forma como a instituição tem tratado nossas demandas e necessidades. É inaceitável que a promessa de um laboratório de farmácia, essencial para nossas aulas práticas, não tenha sido cumprida. Ao invés disso, nos foi oferecida uma bancada em um laboratório já existente, sob a falsa alegação de que se tratava de um “laboratório multiprofissional”. Essa solução é inadequada e ignora as especificidades do nosso curso, que exige um espaço apropriado para o manuseio de químicos e materiais biológicos.

É frustrante perceber que a imagem vendida da UNIP é completamente distorcida. Enquanto os alunos da faculdade de Ilhéus já se sentem lesados, nós, futuros profissionais da área farmacêutica na instituição UNIP, nos sentimos ainda mais prejudicados. A falta de um laboratório próprio não é apenas uma questão logística; é uma questão de dignidade e respeito ao nosso investimento em educação.

Deixamos claro que todos os professores estão realizando seu trabalho com dedicação e responsabilidade, mas são eles apenas parte do sistema. O verdadeiro descaso vem da administração da instituição, que ignora nossas necessidades básicas e não se posiciona diante das nossas reclamações. Pagamos mensalidades elevadas e, em troca, recebemos apenas promessas vazias.

É evidente que a falta de um laboratório exclusivo é resultado da recusa da instituição em arcar com os custos necessários. Perguntamos: se a UNIP se compromete a oferecer um curso na área farmacêutica, não seria o mínimo disponibilizar os recursos adequados para tal?

A todos os futuros alunos que consideram ingressar na UNIP: estejam cientes de que a realidade pode ser muito diferente do que é apresentado. A promessa de “aqui você pode” esconde uma realidade em que nem mesmo as aulas práticas são garantidas.

Exigimos uma postura clara e ações concretas por parte da instituição em relação às nossas reivindicações. Não aceitaremos menos do que o devido respeito às nossas necessidades acadêmicas”.

Atenciosamente,

Farmácia UNIP – Ilhéus

Ilhéus inicia requalificação da sinalização viária, renovando as pinturas de faixas de pedestres e demarcações de vias

Ilhéus começou esta semana a requalificação da sinalização viária, que inclui a pintura de faixas de pedestres e as marcações horizontais de faixas e sinais de trânsito. A ação, coordenada pela SUTRAM (Autarquia de Transporte, Trânsito e Mobilidade) e pela SEINFRA (Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil), visa promover um trânsito mais seguro e organizado.

Essa requalificação faz parte de um esforço contínuo da gestão para atualizar Ilhéus, criando um ambiente mais seguro e bem estruturado para todos. Além da nova sinalização, a cidade tem recebido importantes obras de infraestrutura. Ruas que aguardavam pavimentação há mais de 40 anos estão sendo renovadas; lâmpadas de LED foram instaladas em várias áreas, tanto no centro quanto em bairros mais afastados; e as praças públicas estão sendo requalificadas, promovendo mais lazer e bem-estar para a população.

A atualização do sistema semafórico, agora sincronizado, trouxe melhorias para a mobilidade urbana, facilitando o fluxo de veículos e tornando o trânsito mais eficiente. A sincronização semafórica ajusta o funcionamento dos semáforos de forma coordenada, promovendo um fluxo contínuo e reduzindo congestionamentos. A instalação de faixas de pedestres elevadas também reforçou a segurança de pedestres e motoristas. Além disso, a padronização dos pontos de ônibus reflete o compromisso da prefeitura com a harmonização urbanística de Ilhéus, contribuindo para um ambiente urbano mais organizado e acessível.

Todas essas ações estão alinhadas ao compromisso de tornar o município mais eficiente, aconchegante e acolhedor. “Cuidar de Ilhéus é nossa prioridade, e estamos fazendo isso em cada detalhe. Desde a sinalização até as grandes obras de infraestrutura, nosso compromisso é com o bem-estar e a segurança da população. Queremos uma cidade mais organizada, moderna e preparada para o futuro”, destacou o prefeito Mário Alexandre, enfatizando a importância de ações contínuas para o desenvolvimento do município.

Imoralidade! Presidente da APPI visita escolas da Rede Municipal para fazer campanha em favor de Enilda e Adélia

O Site Fábio Roberto Notícias foi procurado nesta quinta-feira (19) por vários professores e profissionais em educação do Município de Ilhéus e, na oportunidade, denunciaram a conduta imoral e antisindical da APPI (Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus).

Ao repórter do Site, os trabalhadores relataram que o presidente da APPI, Osman Nogueira, acompanhado do sindicalista Ricardo Souza, estão indo até às escolas da rede municipal de ensino fazer campanha para Enilda Mendonça, candidata a reeleição, e Adélia Pinheiro, candidata a prefeita, ambas do PT.

Os servidores também disseram que APPI, na tentativa de ocultar a visível campanha eleitoral nas escolas municipais, está entregando nas Unidades de Ensino um breve panfleto sobre a aprovação de um Projeto de Lei, no entanto, o presidente Osman Nogueira e Ricardo Souza, aproveitam a oportunidade para deixar santinhos políticos de Enilda e Adélia, sem qualquer autorização do corpo gestor das escolas.

O ato da APPI é visto pelos filiados e não filiados como desesperador e altamente reprovado, visto que, tal comportamento pode considerado como assédio eleitoral, onde o presidente aproveita do poder hierárquico, para, veladamente, pedir [pressionando], que votem em suas candidatas.

“Adélia quando foi secretária nunca sentou para nos ouvir”, diz professor da UESC

A educação na Bahia está em pauta com a real possibilidade de greve nas universidades estaduais. Sem avanços na negociação com o governo, professores podem parar as atividades, expondo uma relação crítica do estado com as instituições de ensino superior.

O Site Ilhéus.com conversou com um professor da UESC, o qual vamos chamá-lo de LP, preservando sua identidade, conforme solicitado.

LP conta que o descaso com as universidades começou no governo de Jaques Wagner e se intensificou com Rui Costa:

“São muitos anos de defasagem salarial, gerando ao docente 35% de perdas inflacionárias. O meu salário hoje está praticamente reduzido pela metade”.

Com a vitória de Jerônimo nas eleições de 2022, o professor revela que a expectativa da categoria era outra.

“Jerônimo é professor universitário (na Estadual de Feira de Santana) e colocou Adélia Pinheiro, ex-reitora da UESC, na Secretaria de Educação. Pensamos que a situação iria mudar, que as universidades enfim teriam uma devida atenção”.

Entretanto, a realidade frustrou o professor e seus colegas. LP diz que quando Adélia deixou a secretaria, as conversas destravaram:

“O sindicato buscou insistentemente negociar com o governo. Até tiveram algumas reuniões em 2023, mas em nenhuma delas vimos a presença da secretária de educação. Adélia nunca sentou para nos ouvir. Desde que Rowenna Brito assumiu a pasta e esteve presente nas reuniões, a negociação avançou”.

Na UESC, os professores aprovaram estado de greve e devem discutir a deflagração da greve na segunda-feira (23). As outras universidades estaduais, UNEB, UESB e UEFS, também realizarão assembleia nesta data.

Texto do Site Ilhéus.com.

Acidente muito grave entre carro e moto no trecho da obra de duplicação abandonada

Por volta das 06h45 desta quinta-feira (19) foi registrado grave acidente, no trecho da obra de duplicação da zona sul abandonada pelo governo do estado.

Na cena do sinistro, a moto ficou completamente destruída e a porta do carro do motorista danificada. SAMU foi acionado para socorrer as vítimas.

O estado de saúde dos envolvidos não foi informado até o fechamento da matéria.

Às circunstâncias do acidente serão apuradas pela Polícia Rodoviária Estadual.

Câmara de Ilhéus é uma vergonha! Vereadores fogem pela porta do fundo e ignoram pais de filhos atípicos

  • Mães e pais de filhos atípicos fizeram um protesto nas dependências da Câmara de Vereadores de Ilhéus, nesta terça-feira (17), após manobra da Mesa Diretora em cancelar a sessão ordinária.

A população ficou ainda mais revoltada depois que a maioria dos vereadores deixou o plenário e saiu pela porta do fundo, como forma de fugir do protesto e evitar contato com os eleitores/contribuintes.

Uma das mães presente no ato flagrou os vereadores Ivo Evangelista e Enilda Mendonça (PT) batendo papo na Praça JJ Seabra, ignorando as famílias com filhos atípicos, que buscavam apoio dos parlamentares.

Em posse de uma grande faixa, a população cobrou a presença dos vereadores fujões na sessão ordinária. “Por que vocês não botam a cara, hein? Por que vocês ficam aí escondidos? Vocês encerram as coisas e ficam aí escondidos. Saiam, mostrem a cara e venha conversar com o grupo”, desabafou uma mãe com o encerramento inesperado da sessão.

Vale ressaltar que no vídeo, o vereador Tandick Resende (UNIÃO BRASIL) se manteve presente durante todo o protesto, acompanhado o ato legal e pacífico do grupo.

Vídeos:

Traficante de Ilhéus tomba em confronto com a PM do Rio

Geonário Fernandes Pereira Moreno, chefe do tráfico no Guaxá, em Belford Roxo, foi morto nesta terça-feira durante operação da Polícia Militar. Conhecido como Genaro do Guaxá, o homem, de 31 anos, integrava o Terceiro Comando Puro, era suspeito de articular furtos de cargas no Arco Metropolitano, na Baixada Fluminense e tinha 16 mandados de prisão em aberto. Além dele, outro homem, ainda sem identificação, morreu na ação da polícia.

Durante a operação, os policiais teriam sido surpreendidos por um grupo de criminosos armados, iniciando um confronto. Após o fim do tiroteio, os agentes encontraram dois suspeitos feridos no local. A corporação informa que ambos foram socorridos para uma unidade hospitalar da região, mas não resistiram aos ferimentos. Com eles, os agentes apreenderam um fuzil e uma pistola.

Geonário Fernandes era natural de Ilhéus,, quando adolescente, foi imputado pelo crime análogo ao de corrupção de menores.

Ele era chefe do tráfico nos morros do Guaxá, Machado e Santa Tereza, em Belford Roxo, e havia 16 mandados de prisão em aberto, o mais antigo foi deferido pela Justiça em fevereiro de 2018.

Deus me livre! Corpo sem o braço é encontrado na praia da Av. Soares Lopes

Um corpo do sexo masculino, foi encontrado por políciais militares no final da tarde desta quarta-feira (18) na beira da praia da Avenida Soares Lopes.

O cadáver estava sem o braço esquerdo, parte da cintura e da perna esquerda com enorme buraco e também sem roupa.

O departamento de polícia técnica de Ilhéus foi acionado para o levantamento cadavérico. Caso o corpo apresente avançado estado de decomposição, o mesmo será enviado para Itabuna, já que o DPT de Ilhéus não realiza necrópsia em corpos nessa situação.