Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Vereador Tandick Resende denuncia foco de dengue na casa do Vereador Vinícius Alcântara

Nesta quinta-feira (3), o vereador e defensor público Tandick Resende (UB) trouxe à tona uma denúncia que rapidamente viralizou. Segundo ele, seu colega de Câmara, o vereador Vinícius Alcântara (União Brasil), que se autointitula defensor do meio ambiente e das “causas perdidas”, estaria mantendo um foco de dengue em sua própria casa.

Em vídeo publicado, Tandick apontou para a residência do vereador e afirmou:

“Olha lá a casa, uma piscina de água parada, foco de dengue! Então, vou chamar a atenção da Secretaria de Saúde para fazer uma notificação na casa do vereador Vinícius Alcântara, para resolver essa situação, pois ali tem um alto grau de foco do mosquito da dengue… Está aqui ao lado do prédio da Procuradoria da Defensoria Pública. Chamo então a secretária de Saúde, Dra. Sonilda Melo, para encaminhar pessoas aqui para verificar esse foco de dengue do vereador e ambientalista Vinícius Alcântara.”

A denúncia é grave e, caso se confirme que a posse do imóvel é de fato do vereador, ficará evidente que seu discurso nas redes sociais não condiz com suas ações na prática. Vereadores têm o dever de fiscalizar a cidade, e esse compromisso deve começar em suas próprias casas.

Não adianta fazer espetáculo midiático em ações que nem fazem parte do seu papel como vereador, enquanto negligencia a própria residência e coloca em risco a saúde de dezenas de vizinhos.

A dengue é uma das doenças que mais causam mortes no mundo e, recentemente, o Brasil tem enfrentado surtos graves. O vereador que deveria dá exemplo está contribuindo para que a população adoeça, configurando claro atentando contra a saúde pública.

Vídeo:

Promotor Pedro Coelho e membros do MP inspecionam posto de saúde no Parque Infantil

Na manhã desta quinta-feira (03) equipe do Ministério Público liderada pelo Promotor de Justiça, Pedro Coelho, inspecionou a Unidade de Saúde Sara Kubitscheck, no Parque Infantil, zona norte de Ilhéus.

A ação teve como objetivo verificar a estrutura física da unidade e ao desenvolvimento adequado da estratégia de saúde da família, abrangendo questões como acessibilidade, materiais, insumos e equipamentos, ações de prevenção em saúde, atendimento ao público e vacinação, entre outras medidas.

Além da Unidade do Parque Infantill, a comitiva do MP inspecionou outros postos de saúde, como também ocorrerá nas escolas da rede municipal de ensino.

O programa MP e os Objetivos do Milênio Saúde + Educação, foi desenvolvido pelo MP da Bahia com vistas a contribuir para o exercício do papel ministerial de fiscalização de dois setores vitais da sociedade, a fim de efetivar os direitos de cidadania de crianças, adolescentes e enfermos, contribuindo para a prestação de serviços públicos de qualidade nas áreas de educação e saúde.

Casa de eventos no Banco da Vitória perturba a comunidade; polícia militar e guarda civil sabem do problema e precisam agir

Um imóvel residencial na Rua Dr. Laureano, próximo ao campo de futebol de Banco da Vitória, tem gerado grande incômodo aos moradores da área. A propriedade passou a ser utilizada para a realização de festas, comemorações e aniversários, levando os residentes a conviverem com um ambiente de balbúrdia, confusões e barulhos incessantes.

Anteriormente restritas aos finais de semana, as festas agora ocorrem em qualquer dia da semana, sem respeitar os horários. O som intenso das celebrações têm comprometido a rotina dos moradores, dificultando atividades cotidianas como assistir televisão, ouvir música e, principalmente, dormir durante as noites. Além disso, as letras das músicas frequentemente fazem apologia à pornografia, agravando ainda mais a situação.

Segundo denúncias de moradores, a casa não possui alvará de funcionamento e não apresenta sinalização de segurança, tornando-se inadequado para a realização de eventos. A piscina da casa, que atrai muitas crianças, representa um perigo iminente, já que não há monitoramento por salva-vidas, elevando os riscos de afogamentos e acidentes.

Ainda conforme os vizinhos, o proprietário da casa, que reside em outro local, tem incentivado seus clientes a utilizarem o espaço sem restrições, alegando ter “moral” com as autoridades de Ilhéus. Quando a Polícia Militar é acionada, frequentemente se desloca até o local e consegue reduzir o volume do som temporariamente. Contudo, assim que os policiais se retiram, o barulho retorna ao nível insuportável, enquanto a Guarda Civil Municipal, mesmo quando chamada, nunca compareceu à ocorrência.

Oportunamente cabe fazer uma pergunta: que “moral” é essa que o proprietário desse imóvel diz ter com as autorizadas ilheenses, haja vista que ele nunca foi multado nem teve o som apreendido, devido ao excesso de volume no meio da noite?

Diante dessa situação, os moradores de Banco da Vitória clamam por intervenções das autoridades competentes. Eles buscam o restabelecimento da paz e sossego em uma rua que antes era tranquila. Vale ressaltar que a legislação de Zoneamento Urbano de Ilhéus não permite que uma casa de eventos funcione em uma área residencial, o que reforça a necessidade de ação por parte das autoridades locais.

Sede do Ministério Público não será mais construída na Av. Soares Lopes

Representantes do Coletivo Preserva Ilhéus, José Nazal, doutor Honoris Causa e fotógrafo conceituado, Socorro Mendonça, presidente do Instituto Nossa Ilhéus e Dra. Jurema Cintra, advogada voluntária do Coletivo estiveram no evento de instalação da Procuradoria Geral Itinerante que ocorreu em Itabuna na noite desta segunda feira, dia 02/04 na FTC de Itabuna, e levaram a demanda da comunidade ilheense sobre os aspectos técnicos e jurídicos que inviabiliza a construção de um equipamento daquela natureza como seria a sede do MP da Bahia. Dr. Pedro Maia Souza Marques recebeu a comitiva de forma rápida e produtiva, confirmou que ouviu os promotores da cidade e decidiram que não irão construir na Avenida Soares Lopes.

A placa foi colocada de forma simbólica após doação da SPU, mas que não existia projeto arquitetônico nem orçamentário e por isso CANCELARAM imediatamente, sendo que a placa será removida.

Assim, a luta continua em relação à União que não pode dar destinação diferente ao espaço que não seja para um paisagismo sustentável, de lazer, cultura e conservação ambiental.

Que a atitude do MP da Bahia sirva de exemplo para outros órgãos e empreendimentos que queiram desviar a finalidade da Avenida Soares para lazer e conservação ambiental. A união da sociedade civil foi fundamental para esta vitória significativa, ganha toda a comunidade ilheense.

União Brasil está sem diretoria em Ilhéus; mandato está vencido

A Comissão Provisória do União Brasil 44 venceu o prazo de vigência, e está sem diretoria em Ilhéus. A informação foi confirmada no próprio Site do Tribunal Superior Eleitoral, que ao fazer a consulta, não aparece a lista de membros ativos.

O mandato da atual diretoria venceu no último dia 26 de março, e, de lá pra cá, o partido segue indefinido, sem comando, passando a controlado pela Executiva Estadual, em Salvador.

Em Ilhéus, ACM Neto entregou o União Brasil para Valderico Jr. e o atual secretário municipal de gestão, Cristiano Tavares de Souza Carvalho., no entanto, todos os atos do Partido passam a ser nulos de pleno direito, a partir de 26 de março, por está em desacordo com legislação vigente e a justiça eleitoral.

Clique no link e veja a situação do União Brasil de Ilhéus.

Bebeto Galvão critica construção do novo MP em Ilhéus e cobra revisão do Plano Diretor

O suplente de senador e ex-deputado federal Bebeto Galvão (PSB) manifestou forte descontentamento à decisão do Ministério Público da Bahia (MPBA) de construir a nova sede da Promotoria Regional de Justiça na Avenida Soares Lopes, em Ilhéus, área considerada estratégica para o turismo e lazer da população. Ele classificou a medida como “absurda” e desalinhada com os interesses urbanísticos da cidade, requerendo a imediata suspensão do processo de implantação do projeto, já que avançou sem o devido debate com a sociedade civil.

Bebeto frisou que a Avenida Soares Lopes é um espaço tradicionalmente voltado para atividades culturais, esportivas e de convivência, e a instalação do MP nesta área contraria a função social do território, abrindo precedente para outras ocupações indevidas. “Se o Ministério Público pode construir ali, por que a população não poderia fazer o mesmo? É um risco de desordenamento urbano e um desrespeito à história da cidade”, questionou.

O ex-deputado ressaltou que o MP, como “guardião da lei”, deveria buscar locais menos privilegiados para suas sedes, aproximando-se da população que representa. Bebeto apontou a ausência de um Plano Diretor atualizado como agravante do problema.

O documento, que deveria ter sido revisado em 2016, está defasado há quase uma década, deixando Ilhéus vulnerável a decisões discricionárias do poder público. “A cidade padece sem um planejamento claro”, criticou.

O suplente cobrou da Prefeitura e das instituições locais a retomada urgente dos debates sobre o novo Plano Diretor, a fim de evitar que situações semelhantes se repitam. “Precisamos definir o destino da Soares Lopes e de outras áreas da cidade, com intensa participação popular”. Segundo ele, a promotoria deveria se dedicar a questões mais urgentes, em vez de investir em um projeto que desconsidera a vocação local.

Em nota, o MP informou que não há qualquer ilegalidade ou irregularidade na construção do novo prédio, assegurando que a demarcação foi devidamente autorizada pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU). No entanto, Bebeto Galvão rebateu o argumento: “Isso não dá à União o direito de decidir sozinha sobre o destino de um espaço que é parte vital do planejamento urbano de Ilhéus. Pode até ser legal, mas é imoral”.

1º de abril! Taísa Moura e Katia Petersen são demitidas da TV Santa Cruz

Em meio às comemoraçõs de 40 anos, a Rede Bahia também decidiu cortar alguns vínculos duradouros na equipe. Após 14 anos na emissora, a repórter Taísa Moura, rosto conhecido da TV Santa Cruz, afiliada da emissora no sul da Bahia, foi desligada da empresa.

Em seu perfil oficial do Instagram, através dos stories, a jornalista fez um longo desabafo e deu a entender que ficou surpresa com a demissão. “Queria que fosse uma pegadinha de primeiro de Abril. Mas não é! Depois de 14 anos atuando como repórter na Tv Santa Cruz, informo meu desligamento da empresa”, iniciou ao agradecer pelo período no canal.

“Fica meu agradecimento a empresa e aos colegas por todos estes anos de aprendizagem, trabalho e oportunidades! E minha gratidão a todos parceiros, fontes e telespectadores pela relação de confiança, carinho e pela audiência”, declarou ao revelar a justificativa que recebeu para sua saída “E ah…antes que me perguntem o motivo: alegaram reestruturação na tv!”.

Além de Taísa, a também repórter Katia Petersen também foi desligada da TV Santa Cruz. Em um comunicado interno enviado aos colaboradores, que a reportagem do BNews teve acesso, a chefe de redação Linara Cruz, agradece pelos serviços prestados da dupla.

“Contribuíram de maneira expressiva para construir o nosso jornalismo. Ambas participaram de projetos e de algumas das mais significativas coberturas jornalísticas do país, por meio da Rede Bahia. Agradecemos às duas pela jornada até aqui percorrida e desejamos sucesso nos projetos futuros”.

Valderico Jr ainda não se manifestou sobre renovação de contrato com a São Miguel

Surgiu uma informação oficiosa nas últimas horas dando conta de que o prefeito de Ilhéus, Valderico Júnior (União Brasil), não vai renovar contrato com a empresa de ônibus São Miguel. No entanto, o prefeito até o momento, não se manifestou sobre o assunto, como também a prefeitura não emitiu nota oficial.

O Gestor concedeu prazo de 90 dias para que as empresas apresentassem frota nova, com ar-condicionado, tecnologia WI-FI, além da disponibilidade de aplicativo para acompanhar os horários dos ônibus.

O contrato da prefeitura com a São Miguel vence no próximo dia 14 de abril e, em eventual readequação das condicionantes impostas pela prefeitura, aumenta a possibilidade de renovação de contrato com a São Miguel.

De acordo com informações, a prefeitura tem um débito com a Viametro e São Miguel no valor de R$ 80 milhões de reais, em decorrência da pandemia do novo coronavirus, quando a época os ônibus ficaram parados nas garagens.

Irmão Nery Santana rompe com Marão e Soane e faz duro desabafo

O primeiro suplente do PSD de Ilhéus, advogado, Dr. Nery Santana, vem por meio desta nota, esclarecer seu posicionamento político atual.

Após refletir sobre os últimos eventos políticos, Dr. Nery Santana decidiu não continuar fazendo parte do grupo do ex-prefeito Mário Alexandre. Além disso, também não apoiará a candidatura à reeleição da Deputada Soane Galvão.

Os motivos que levaram a essa decisão são a falta de confiança e respeito dentro do grupo, que agiu de má-fé com Dr. Nery Santana, retirando-lhe lideranças importantes nas eleições de 2024, fragilizando a a sua candidatura com atuação inclusive de secretários de governo. Além disso, o não cumprimento de acordos também foi um fator determinante para essa escolha.

Dr. Nery Santana reafirma seu compromisso com a política e com o povo, e continua trabalhando para contribuir com o desenvolvimento da nossa comunidade.

Agradecemos a atenção.

Atenciosamente,
Dr. Nery Santana

SINTEPAV-BA leva voz dos trabalhadores para debate climático na cúpula sindical Pré-Cop30

O suplente de senador Bebeto Galvão (PSB) e o presidente do SINTEPAV-BA, Irailson Gazo, participaram da Cúpula Sindical Pré COP30, realizada nos dias 26 e 27 de março, em Brasília. O evento, organizado pela Internacional dos Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM), Rede Sindical Amazônica e Aliança Sindical pelas Florestas Tropicais, debateu o papel do trabalho decente no combate às mudanças climáticas, com foco na Amazônia e em outros biomas.

A cúpula reuniu 16 países, incluindo os nove da Bacia Amazônica, além de governos, membros de centrais sindicais da França, Bélgica e Suíça, acadêmicos da Universidade Cornell (EUA) e organizações multilaterais. O objetivo foi fortalecer as pautas trabalhistas antes da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, também chamada de COP30, que ocorrerá no Pará, em novembro deste ano.

Na ocasião, Bebeto moderou a sessão “Programa de Trabalho Decente para a Amazônia”, ao lado de nomes como Nilton Freitas, representante regional da ICM para a América Latina e Caribe; Vinícius Pinheiro, diretor da Organização Internacional do Trabalho (OIT) Brasil; Robby Berenstein, presidente C47 e senador do Suriname; e Vanessa Grazziotin, diretora executiva da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

Em sua fala, Bebeto ressaltou que o Brasil possui condições de liderar o debate climático global, mas alertou que, “não podemos falar de transição justa sem combater a pobreza. Somente nos países amazônicos temos aproximadamente 50 milhões de pessoas que precisam de educação, promoção da saúde e de condições dignas de vida. Preservar a floresta exige incluir os trabalhadores na economia verde, com investimentos em empregos sustentáveis e direitos garantidos”.

O parlamentar reforçou que a COP30 não pode ser apenas uma conferência, mas um marco para consolidar princípios já estabelecidos, como a descarbonização e a segurança alimentar e energética.

Para o presidente do SINTEPAV-BA, os trabalhadores da construção e da madeira são diretamente impactados pelas mudanças no clima. “Essa cúpula foi essencial para pressionar por políticas que unam preservação ambiental e geração de renda. Não aceitaremos soluções que deixem nossa categoria desamparada”, declarou. Gazo também enfatizou a necessidade da criação de empregos verdes através do diálogo social tripartite, envolvendo governos, empresas e sindicatos.

O evento terminou com a definição de estratégias para incluir as demandas trabalhistas nas negociações oficiais da COP30, a saber: trabalho decente na Amazônia e em florestas tropicais; proteção contra eventos climáticos extremos no setor laboral; e incentivo a empregos sustentáveis vinculados à bioeconomia.

Bebeto reiterou que sem trabalhadores não há solução e os sindicatos seguirão exigindo lugar central no debate e na agenda climática global. “Precisamos unir vozes para garantir que essas demandas sejam ouvidas. Transição justa só é possível com a garantia de equidade social e econômica”.

Ex-comandante do Corpo de Bombeiros questiona exoneração de Jerônimo

O ex-comandante do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Adson Marchesini, participou, nesta segunda-feira (31), da posse de Aloísio Mascarenhas Fernandes, empossado pelo governador Jerônimo Rodrigues. Em solenidade de passagem de comando, no Instituto Militar de Ensino Superior de Bombeiros (Imesb), em Simões Filho, na região Metropolitana de Salvador, o gestor exonerado da organização revelou pesar em deixar o cargo e questionou a decisão anunciada pelo governador na última segunda-feira (24).

Ao governador Jerônimo Rodrigues, ele afirmou: “Quando tomei conhecimento que fui exonerado, não vou mentir, fiquei muito triste com o senhor. Não que essa palavra raiva eu não tenho, mas era aquele sentimento de dor, porque o que foi que errei para ser exonerado do Corpo de Bombeiros? Uma instituição que lutei”, disse ele, em discurso de tranferência de posse.

A exoneração de Marchesini e outros quatro gestores do setor de segurança pública foi publicada no Diário Oficial da última terça-feira (25). Durante o anúncio da mudança, Jerônimo Rodrigues havia citado que a decisão de alterar as gestões foi previamente conversada com os colaboradores.

No entanto, o ex-comandante alega que foi surpreendido com o fato. “Saí para trabalhar de manhã, como sempre saí, lutando pelas ideias do bombeiro. Quatro horas da tarde, eu fui chamado para dizer, ‘Você não é mais comandante do bombeiro, amanhã sai sua exoneração’. Isso me doeu muito. Isso, com todo carinho e sentimento de carinho, de respeito que eu tenho, isso me machucou muito. Eu não dormi aquela noite buscando uma resposta”, destacou.

Á frente dos bombeiros desde janeiro de 2021, Marchesini contou ainda que a mudança impactou sua família: “Não vou mentir ao senhor, aquilo me doeu demais e foi a primeira vez que eu vi minha filha chorando. Eu nunca vi essa praguinha chorar assim, mas naquele dia de noite ela chorava demais, porque ela não entende”, conclui.

Bahia Notícias.

Vídeo:

Juíza determina busca e apreensão de adolescente que matou Renilda Santos, em Ilhéus

A juíza Sandra Magali Titular da Vara de Infância, Juventude e Execução de Medidas Socioeducativas de Ilhéus, expediu mandado de busca e apreensão em desfavor do adolescente, autor do ato infracional que tirou a vida da Srª Renilda Coelho Santos, 45 anos, no grave acidente ocorrido no dia 30 de maio de 2023, na Avenida Osvaldo Cruz, próximo da Praça do Cacau,

Conforme apurado pelo Fábio Roberto Notícias, o carro pertence ao pai do adolescente, um Ford Focus, cor preta, placa policial PLD-7950, com licença de Salvador-BA, sob o número de chassi 8AFSZZFFCJJ081297.

Após o acidente, o menor fugiu do local, alegando represálias da população, que presenciou o ato infracional do menor. Renilda faleceu 01 mês depois no Hospital Costa do Cacau, enquanto o companheiro que pilotava a moto conseguiu sobreviver.

A polícia do sul e do baixo-sul do estado está em diligência para cumprir a determinação judicial, podendo acontecer a qualquer momento, quando será encaminhado para Fundação CASA ou para Unidade de Internação Provisória.