Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Ao lado de Wagner e lideranças, Adélia Pinheiro lança pré-candidatura à prefeitura de Ilhéus: “Está na hora de virar a chave”

Adélia e Vagner.

A professora, médica e ex-secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, da Saúde e Educação, Adélia Pinheiro, do PT, lançou sua pré-candidatura à Prefeitura de Ilhéus, neste sábado (27), com as presenças do senador Jaques Wagner, dos deputados Fátima Nunes, Jorge Solla e Josias Gomes, dos secretários de Estado Bruno Monteiro, Elisângela Araújo, Roberta Santana e Rowenna Brito, do vice-presidente do PT Bahia, Glauco Chalegre, do presidente do PT municipal da cidade, Ednei Mendonça, de pré-candidatos a vereadores e diversas lideranças políticas locais.

Alinhada ao projeto político do governador Jerônimo Rodrigues e do presidente Lula de promoção do desenvolvimento e da inclusão social para transformar Ilhéus e a vida dos seus moradores, Adélia falou sobre sua história no município, onde nasceu. “É essa terra que a todo tempo me dá demonstração de que estamos no caminho certo, que eu não estou sozinha. Hoje, o brilho no olho e o suor que nos alcança é a representação do calor, do coração que bate junto e que se compromete”, disse. “São as minhas memórias que me constituem e que fazem com que aqui eu traga compromisso, e esse compromisso é um compromisso que está consolidado, aquele time do qual eu faço parte”, disse Adélia se referindo ao grupo liderado pelo governador e pelo presidente Lula. “Tudo isso, junto, com cada um e cada uma que aqui me acompanha e que todos e todas dizem que está na hora de virar a chave para a vida melhor aqui em Ilhéus”.

“Portanto, cuidar da zona rural e da zona urbana, cuidar do nosso município -estrutura física e infraestrutura, cuidar da forma como as pessoas saem de um lugar para outro como no transporte coletivo, cuidar de investir no modo e na forma de viver, que seja feliz, que tenha e a capacidade de escutar e transformar a escuta em políticas públicas”, continuou Adélia, que no lançamento da sua pré-candidatura parafraseou a titular da SPM: “Como diz a secretária Elisângela, lugar de mulher é onde ela quiser”. A petista anunciou, na ocasião, que a partir da próxima semana serão promovidas plenárias nos distritos e nas zonas urbanas em que serão debatidas as prioridades para o planejamento do programa de governo, que será pautado pela aliança e pela escuta.

O senador afirmou ter certeza da vitória de Adélia e destacou que, pela sua vida pública e por sua competência, ela construirá um belo e importante plano de governo. “Pensando no povo de Ilhéus, no povo mais simples, nos empresários de Ilhéus”, disse o senador, que falou também sobre eleger uma mulher pela primeira vez em Ilhéus. “É uma renovação, é uma novidade, é preparada, é honesta e tem paixão por essa cidade. Então, eu sinceramente vou falar em meu nome, em nome do governador Jerônimo, do Lula, repito, respeitando todas as outras candidaturas, não vou falar mal de ninguém, não recomendo que fale, as pessoas sabem o que está ruim e o que que presta, as pessoas sabem que na hora que a gente vai na urna escolher, a gente está apostando no futuro da nossa cidade por quatro anos. E é pela política que a gente levanta ou derruba uma cidade, um estado ou um país. Vocês têm uma chance de levantar mais ainda essa cidade tão bonita, que, na minha opinião, merece uma prefeita do tamanho de Adélia”.

O vice-presidente do PT, Glauco Chalegre, afirmou que o nome de Adélia representa a possibilidade de transformação para a cidade se desenvolver e dar grandes saltos na educação, na saúde, na infraestrutura, no desenvolvimento e no cuidado com a população. “Não poderia deixar de vir aqui dar um abraço na nossa próxima prefeita porque eu sei que aqui a gente está virando a chave, e a partir de hoje estamos iniciando esse processo, para a gente fazer mais e melhor”, afirmou o dirigente petista, ao destacar a união do grupo para fortalecer sua pré-candidatura e vencer a eleição em outubro de 2024.

Texto e foto: ASCOM PT/BA.

Mulheres apoiam e destacam compromisso de Jabes com a igualdade de gênero e desenvolvimento inclusivo

Mulheres e o PP de Jabes.

Essa semana, um grupo de mulheres ilheenses se reuniu em prol da candidatura do ex-prefeito Jabes Ribeiro.

O encontro, comandado por Cristina Nora, destacou a importância de eleger um líder comprometido com a promoção da igualdade de gênero. As mulheres puderam contribuir com ideias e destacaram as qualidades de Jabes, sua visão progressista e seu compromisso com políticas públicas inclusivas.

“Acreditamos que a eleição de Jabes s erá fundamental para avançarmos em questões como saúde, educação e empoderamento feminino” afirmou Sayonara Machado.

Para Jabes é fundamental a presença feminina nas eleições. O pré-candidato destacou a importância das mulheres na política e incentivou outras mulheres a se engajarem no processo eleitoral.

“As mulheres nos trazem uma representatividade essencial para a nova geração. É satisfatório vê a participação ativa desse grupo em prol de um objetivo que promove a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e faz com que todas as vozes sejam ouvidas”, declarou o ex-prefeito.

Texto e foto: ASCOM Progressistas.

Dinastia leva a perda de filiados no PT de Ilhéus

Partido perdeu importantes quadros.

A dinastia significa a sucessão do poder pertencentes à mesma família, por diversas gerações. É dessa maneira que o PT de Ilhéus impõe a manutenção do mesmo núcleo familiar à frente do Partido.

A Sigla a nivel Local vai de encontro aos seus princípios e, principalmente, às orientações da Executiva Nacional, a exemplos na defesa da democracia, liberdade e companheirismo. Nessa toada, nomes históricos e de intensas lutas foram renegados ao tempo, desprestigiados e lançados literalmente ao escanteio, uma clara analogia a cova dos leões.

Cumpre destacar alguns ex-filiados da linha de frente, que contribuíram com o Partido, saíram devido à ingratidão, ambição, a briga pelo espaço de poder e privilégios para o mesmo grupo familiar, que se acham donos do Partido em Ilhéus.

Companheiros como Augustão, Makrise, Professor Josué, Rildo Mota, vice-presidente do PT Local, Ari Silva (Ari dos Remédios), Jerberson Josué e tantos outros, deram início ao processo democrático de esvaziamento do ninho Petista.

Diálogo e União: A Chave para o Desenvolvimento Sustentável em Ilhéus

Diálogo e união por Ilhéus.

Em Ilhéus, a política se constrói com diálogo e fortalecimento da união. O prefeito Mário Alexandre, junto com o pré-candidato Bento Lima, vem mantendo conversas fundamentais com os partidos da base do governador Jerônimo, demonstrando um exemplo claro de como respeitar diferentes posições e abrir oportunidades pode levar ao desenvolvimento sustentável.

A estratégia de Mário Alexandre e Bento Lima se concentra na construção de um projeto político sólido que visa o crescimento econômico e social de Ilhéus. As discussões em andamento destacam a importância da colaboração entre os líderes políticos e a base governista para alinhar as visões e maximizar os resultados positivos para a população local.

“É essencial que todos os envolvidos no espectro político trabalhem juntos para o bem comum,” afirma o prefeito Mário Alexandre. “Nossos encontros com a base do governador Jerônimo são passos importantes para assegurar que as necessidades de nossa comunidade sejam atendidas através de políticas públicas eficazes.”

Essa abordagem colaborativa não só fortalece as relações políticas dentro da cidade mas também garante que as políticas implementadas sejam mais inclusivas e abrangentes, beneficiando uma gama maior de cidadãos.

Com um foco contínuo em diálogo aberto e respeito mútuo, Ilhéus está no caminho certo para realizar avanços significativos em áreas chave como educação, saúde e infraestrutura, promovendo um ambiente onde todos têm a oportunidade de prosperar.

Professores fazem greve geral na Bahia

Professores baianos na bronca com o governo.

Professores rejeitaram a proposta do Governo da Bahia para a campanha salarial deste ano. A decisão foi tomada em assembleias do sindicato da categoria ao longo desta semana. Segundo a proposta rejeitada, os salários seriam reajustados em 1,68% em maio, 2% em julho e mais 2% em setembro.

Os professores também decidiram paralisar suas atividades por 48 horas, na próxima segunda e terça. Na segunda-feira, eles vão se reunir em frente ao Núcleo Territorial de Educação, em Itabuna. O objetivo do ato é “mostrar força e unidade regional,” diz a APLB, em nota.

Os sindicatos de professores e técnico também rejeitaram a última proposta do Governo Federal. O País tem ao menos 23 universidades federais em greve. Para Rafaela Magalhães, docente do IF Baiano, não há como fazer educação de qualidade, pública e gratuita sem servidores.

Bento Lima recebe apoio das lideranças da base aliada

Wagner, Bento e Marão.

A pré-campanha de Bento Lima segue ganhando cada vez mais visibilidade e força. Com isso vem recebendo apoio das lideranças dos partidos da base aliada estadual.

O partido do prefeito Marão, o partido do governador e também o do vice governador, além de vários outros que compõem o arco de aliança do governo estadual já fecharam com Bento, estão apostando em sua viabilidade e demonstrando que acreditam na capacidade de Bento Lima.

É pra cima, é Chico Bento!

Daniel morre a caminho do trabalho na Ilhéus/Uruçuca

Niel estava a caminho do trabalho.

Um grave acidente na manhã deste sábado (27) tirou a vida de um trabalhador, na BA-262, na altura do KM 20, rodovia Ilhéus/Uruçuca. A vítima trabalhava na Ferrovia Oeste/Leste.

O homem apenas identificado por Daniel, apelidado de Niel, morador do Basílio, estava pilotando a moto, quando foi atingindo violentamente por um carro de passeio, tendo morte instantânea às margens da rodovia.

De acordo com informações de pessoas que o conheciam, Niel era um homem trabalhador, pai de família, de boas amizades e sempre alegre com a vida.

Corpo encaminhado para o departamento de polícia técnica de Ilhéus para necrópsia.

Vídeo:

Coronel Resende: conheça o pré-candidato a prefeito de Ilhéus

Coronel (centro) ladeado de Bolsonaro e João Roma.

O pré-candidato à prefeitura de Ilhéus, Coronel Resende, tem 58 anos, casado, Bacharel e Especialização em Segurança Pública, Bacharel em Direito, servidor público por 33 anos, capacitado em Defesa Civil, Trânsito Urbano, Gestão e Orçamento Públicos, tendo servido à população de Ilhéus por 25 anos nas áreas de segurança pública e no Corpo de Bombeiros. Foi Sub Comandante e co-gestor no 5º Grupamento de Bombeiros em Ilhéus, Comandante e Gestor nos Grupamentos de Bombeiros em Itaberaba e Porto Seguro.

O seu nome ganhou notoriedade e força política após receber o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro. A declaração de suporte do ex-chefe de Estado trouxe um novo fôlego à campanha de Resende, consolidando sua posição como um candidato alinhado com os ideais e a base de apoio bolsonarista.

O respaldo de Bolsonaro não apenas aumentou a visibilidade do Coronel Resende, mas também reforçou sua plataforma política, centrada em pautas como Gestão Pública de Resultados, Excelência nos Serviço Públicos, Combate à corrupção e desenvolvimento econômico com Sustentabilidade.

Com a aproximação do ex-presidente, o candidato ganhou impulso para dialogar com eleitores que compartilham dos mesmos valores e aspirações.

O cenário político em Ilhéus se transformou com esse apoio, e a pré candidatura de Coronel Resende se destaca como uma das mais promissoras para liderar a cidade rumo ao progresso e à prosperidade. Agora, resta acompanhar de perto o crescimento da pré campanha com a maior exposição do Pré candidato.

Texto e foto de responsabilidade da assessoria de comunicação de coronel Resende.

Meu Deus! Mãe e dois filhos abandonam casa, que ameaça desabar no Basílio

Jeane Suely Bispo dos Santos, 44 anos, mãe de 02 filhos, precisou deixar sua residência às pressas, no final da manhã desta sexta-feira (26), por ameaçar desabar a qualquer momento.

A situação que carece de assistência da Defesa Civil urgente, ocorre na Rua Visconde Santo Amaro, no Basílio, em função das fortes chuvas que afetam a cidade há quase duas semanas.

“Senhor Fábio Roberto Notícias, me ajuda pelo amor de Deus! Não tenho para onde ir, os vizinhos que estão me ajudando, como podem. A minha casa está com várias rachaduras e estamos correndo risco de uma tragédia. Necessito que a Defesa Civil venha até a minha casa, para acompanhar a minha situação. Estou desolada!” Relata a mulher aos prantos.

Vídeo:

Fenômeno da natureza! Deslizamento de terra e quedas de árvores assustam moradores da Tapera

Deslizamento e quedas de árvores.

A chuva forte que castiga Ilhéus provocou mais prejuízos e tristezas para famílias, desta vez no Alto da Tapera.

Vídeo encaminhado para redação do Fábio Roberto Notícias mostra árvores caídas, após deslizamento de terra, atingindo residências e estabelecimentos comerciais na Avenida Itabuna.

De acordo com moradores, o incidente natural ocorreu entre a madrugada e nas primeiras horas da manhã de hoje (26), deixando os moradores em alerta, devido à possibilidade de novos deslizamentos, em virtude do barranco estar encharcado e oferecendo perigo.

Vídeo:

Moradores do Pontal cobram da Embasa explicações sobre as obras de saneamento

Augustão propositor da reunião.

Moradores dos bairros do Pontal, Sapetinga e Nova Brasília, na zona sul de Ilhéus, se reuniram na noite desta quinta-feira com representantes da Embasa, no salão paroquial da Igreja de São João Batista, para cobrar da empresa informações sobre as obras de saneamento que vem sendo feitas no local e o prazo para a conclusão dos serviços. A reunião foi proposta pelo vereador Augustão, a pedido dos moradores, tendo em vista os transtornos causados pelas obras, a precariedade dos serviços e o atraso nos trabalhos, provocando muitos problemas para a população.

Durante a reunião os moradores falaram das dificuldades que vem enfrentando desde o início das obras, como os constantes alagamentos, os esgotos que tem retornado pelas casas, a má qualidade dos serviços, os prejuízos para a comunidade e a falta de informações concretas sobre o término de um trabalho que vem se arrastando por vários anos. Além dos moradores, a reunião contou com a presença também do vereador Tandick Rezende e de representantes regionais e locais da Embasa.

Comunidade participou ativamente do encontro.

Por solicitação do vereador Augustão, foi criada uma comissão, formada por representantes dos moradores dos bairros atingidos, Câmara de Vereadores e Embasa, que terá a função de não somente acompanhar os serviços, como também cobrar da estatal, da empresa contratada e também da Prefeitura a responsabilidade de cada um para entregar à comunidade um serviço eficiente e de qualidade. Ao final da reunião os participantes do encontro fizeram uma visita à praça São João Batista, que deveria ter passado por uma obra de requalificação, como compensação pelos serviços, mas que, segundo os moradores, não foi feito como deveria ocorrer.

Ainda durante a reunião, os representantes da Embasa falaram dos investimentos que estão sendo feitos, as áreas que foram beneficiadas, as intervenções realizadas e das obras de compensação. De acordo com a empresa estatal, cerca de 90 por cento dos trabalhos já foram concluídos e tudo feito com registro fotográficos e relatórios. Também estipulou um prazo médio para a conclusão, podendo ser estendido, a depender da necessidade. E fez questão de relatar que alguns dos transtornos provocados não são de responsabilidade da empresa, mas sim da Prefeitura de Ilhéus.

Servidores de 12 unidades do IF Baiano se somam ao movimento grevista

IF Baiano para atividades.

Técnicos administrativos e docentes de 12 unidades do IF Baiano estão em greve, junto a mais de 500 unidades da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Com o movimento grevista, servidores reivindicam reajuste salarial, reestruturação de carreira dos servidores técnico-administrativos e docentes, revogação de todas as medidas aprovadas pelos governos federais dos últimos 6 anos que fragilizam a educação brasileira e a recomposição do orçamento das universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

Nesta quarta-feira, 24, servidores da Reitoria do IF Baiano fizeram um apitaço em frente ao prédio, localizado no Imbuí, em mobilização pela greve e, em seguida, ocorreu uma assembleia híbrida para apresentar o documento de pactuação das atividades essenciais com a gestão do IF Baiano. O movimento tem promovido plantões para tirar dúvidas sobre a greve na Reitoria, todos os dias, e, acontecem assembleias para discutir e deliberar sobre as pautas da greve, semanalmente.

Os servidores técnico-administrativos acumulam uma perda salarial de 34% e os docentes de 22%.  Esses percentuais correspondem ao reajuste reivindicado para recompor as perdas salariais que vêm ocorrendo desde o governo do ex-presidente Michel Temer, em 2016, até dezembro de 2023, acrescidas das projeções inflacionárias de 2024 e 2025.