Denuncia
Denuncia
Perícia particular, contratada pela Associação dos Policiais e Bombeiros Militares do Estado da Bahia (Aspra) para esclarecer as causas da morte do soldado Wesley, na Barra, em março deste ano, concluiu que o militar foi morto em ação desastrosa, resultado de ”excesso de força letal” e despreparo.
O parecer técnico pericial, assinado pelo Secrim, indicou que ainda dos sete disparos recebidos pelo Soldado Wesley, “quatro foram quando ele já se encontrava alvejado no solo, indicando claramente excesso de força letal”.
“O laudo ainda deixa claro que Wesley não atirou na guarnição, mas por cima dela. Sinal de advertência “, alertou o soldado Prisco, coordenador geral da Aspra.
O laudo ainda afirma que “o Soldado Wesley, uma vez alvejado e caído, não continuou atirando contra a guarnição, o mesmo, se de fato atirou, foi para revidar diante de um ataque, após equipe do Bope quebrar os protocolos de negociações e apreciação dos fatos”, analisa o documento.
No final da manhã desta terça-feira (21) populares se assustaram com a ação de um homem que, segundo informação de testemunhas, entrou em surto psicótico no Terminal Urbano de Ilhéus.
O indivíduo, de posse de uma barra de ferro, ameaçou transeuntes e ainda tentou danificar veículos e estabelecimentos comercias nas redondezas.
O SAMU e a polícia militar foram acionados, sendo necessário o uso da força moderada por parte do funcionário do SAMU 192, para conter a fúria explosiva do homem.
Não há informações de feridos, apenas a população ficou tensa com o descontrole do homem.
Vídeo:
Quando assumiu a presidência da Câmara, em janeiro deste ano, o vereador Jerbson Moraes (PSD) estava diante da calculadora e de um grande dilema: como administrar uma instituição onde a conta era matematicamente impossível de fechar? O duodécimo – que vem a ser o repasse recebido pela Casa para todos os seus gastos – havia sofrido uma redução de 695 mil reais. Em contrapartida, a Câmara acabava de ganhar, naquele momento, uma despesa de 1 milhão e 300 mil reais, com o aumento no número de parlamentares, que passou de 19 para 21.
Para viabilizar a gestão, era preciso economizar e inovar. E até cortar na própria carne. O primeiro passo foi reduzir custos com serviço de limpeza, conservação e higienização predial, combustível e aluguel de veículos que serviam à instituição e aos vereadores. Somente com esse ato administrativo, a Câmara registrou uma economia 599 mil 297 reais ao ano se comparado aos gastos do exercício anterior.
Redução de gastos
Outro ato significativo da presidência foi conseguir aprovar a redução dos gastos com subsídios e vencimentos dos vereadores e servidores da instituição. A cada 100 reais antes recebidos, 19 deixaram de ser pagos. Esse gesto representou uma economia de aproximadamente 2 milhões de reais na folha de pessoal da Câmara.
“Era preciso ter coragem para tomar medidas duras para viabilizar uma gestão que fosse marcada positivamente por suas ações”, justifica Moraes. Ele lembra que para além de cortar despesas, as contratações efetivadas, necessárias para o funcionamento do Legislativo, apresentaram valores contratuais abaixo dos que são pagos por outras Câmaras regionais. Já os contratos já existentes e mantidos tiveram que reduzir os valores cobrados a gestões anteriores.
Nos dias 09 e 15 de setembro de 2021 a comunidade acadêmica (docentes e técnicos-administrativos em educação) do IFBA Campus Ilhéus estiveram reunidos para discussão da proposta do MEC sobre o Reordenamento dos IFs do estado da Bahia, onde a partir da junção do IFBA e IFbaiano haveria a redistribuição dos Campi existentes, considerando suas disposições geográficas no estado, e ao final seria criado um terceiro IF, chamado na proposta de IFSBA (Instituto Federal do Sul da Bahia), com reitoria na cidade de Ilhéus.
Após a exposição de pensamentos diversos acerca do tema pela nossa comunidade, apresentados os argumentos favoráveis e contrários à proposta, o encaminhamento realizado foi o de elaboração de um posicionamento oficial do Campus Ilhéus e ,ao final da Reunião, através de votação com os servidores presentes obteve-se o seguinte resultado:
51,8% favorável ao reordenamento e adesão à nota do CONIF; 12,5% abstenção; 35,7% não favorável ao reordenamento e adesão à nota do CONIF (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educ. Prof., Cient. e Tecnológica).
Os isentos que não compareceram ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 têm até às 23h59 do próximo domingo, 26 de setembro, para se inscreverem na edição 2021. A reabertura do prazo foi decidida após julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) no início do mês, que inclusive assegurou a isenção da taxa de inscrição.
A oportunidade vale especificamente para esse público, que fará as provas nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. Para os inscritos já confirmados, a aplicação segue normalmente nos dias 21 e 28 de novembro.
No julgamento do STF, também ficou decidido que não será necessário justificar a ausência no exame do ano passado, como exigia o edital do Ministério da Educação (MEC). O Supremo avaliou que, em razão da pandemia de Covid-19, as provas de 2020 foram aplicadas em um contexto de anormalidade, e a exigência de comprovação documental para os ausentes viola diversos preceitos fundamentais, entre eles o do acesso à educação e o de erradicação da pobreza.
Para se inscrever, acesse a Página do Participante.
Em continuidade com a Semana Nacional do Trânsito, a Prefeitura de Ilhéus divulga as atividades educativas e de conscientização. Com o tema “Sua responsabilidade, salva vidas”, a Autarquia de Transporte e Trânsito do município segue com atividades ao longo de toda a semana, na Praça JJ Seabra, Centro de Ilhéus, sempre a partir das 8h, com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar da Bahia, SAMU, Corpo de Bombeiros Militar da Bahia e Polícia Rodoviária Federal.
“A nossa Semana Nacional do Trânsito visa conscientizar condutores, pedestres, ciclistas e o público em geral, sobre a importância da responsabilidade no trânsito, as regras, bem como oferecer serviços importantes para a população. É uma ação que abraça o cotidiano das pessoas no centro da cidade, com o objetivo de educar para que vidas sejam salvas”, destacou o diretor da Autarquia de Transporte e Trânsito, Valci Serpa.
Programação – Nesta terça-feira, 21, continua com palestra para mototaxistas com o apoio do SEST/SENAT e a Associação dos Aposentados e Pensionista de Ilhéus (APPI), e os demais serviços.
Na quinta-feira, 23, também terá testagem rápida, exceto vacinação, com homenagem aos agentes de trânsito e palestra a ser promovida pela APPI.
No último dia da Semana Nacional do Trânsito, sexta-feira, 24, terá exposição da mini pista, distribuição de materiais educativos aos transeuntes, aferição de glicemia e pressão arterial, testagem rápida, ação faixa de pedestres e ação em parceria com a PRF.
No dia 25, sábado, a Semana Nacional do Trânsito em Ilhéus contará com um passeio ciclístico com concentração às 8h no Centro de Convenções.
A Prefeitura Municipal de Ilhéus, através da secretaria de serviços urbanos e distritais, realiza na tarde desta segunda-feira (20), a limpeza nas ruas do Residencial Rio Cachoeira, ao lado do Hospital Costa do Cacau, no Banco da Vitória.
A ação compreende a retirada dos resíduos sólidos pela equipe operacional da prefeitura, com auxílio da patrulha mecânica.
A coleta do lixo está sendo executada de forma emergencial, em virtude do vencimento do contrato com a CTA e, posteriormente, a contratação da nova empresa para que assim, ocorra a normalização do serviço ainda essa semana.
A população agradece ao prefeito Mário Alexandre e toda equipe de serviços públicos e distritais, nas pessoas do secretário municipal João Aquino e do supervisor Edmilson Novais, pelo empenho e compromisso diário com os munícipes.
Em oito meses e meio de trabalho, a atual Câmara de Vereadores de Ilhéus já registrou uma produção recorde de atividades legislativas. Foram protocolados na Secretaria da Casa, quase 800 requerimentos, 2 mil e 200 indicações, 105 Projetos de Lei, 60 Projetos Legislativos e 18 Projetos de Resolução, entre outros documentos. Esta quantidade de procedimentos administrativos, se comparada à média mensal de legislaturas que antecederam a esta, só seria atingida em 48 meses de trabalho. Esse atual recorde de produção traz, entretanto, uma preocupação administrativa para a Casa: como acompanhar uma produção parlamentar tão intensa com um sistema de funcionamento administrativo ultrapassado, ainda à base de muito papel, carimbo – e mais carimbo – e burocracia?
Modernizar o funcionamento da Câmara tem sido um foco permanente do presidente Jerbson Moraes (PSD). Em breve, um passo importante e decisivo para chegar à esta modernidade será colocado em prática para dinamizar os trabalhos. Mais que isso: o Poder Legislativo de Ilhéus oferecerá mais transparência em suas ações, mais rapidez em suas respostas, muita tecnologia e será uma das primeiras instituições públicas da cidade a se alinhar a um valioso programa de preservação ambiental e de sustentabilidade.
Através de um acordo assinado com o senado Federal, a Câmara aderiu ao USAPL, um sistema de apoio ao processo legislativo fornecido para casas legislativas de todo o Brasil. Mas ainda hoje utilizada por poucas. O sistema consiste em substituir tudo que é feito de forma física, protocolados na secretaria, pelo formato digital. Assessorias, gabinetes de vereadores e até algumas instâncias administrativas poderão tramitar documentos desta forma. E todos os encaminhamentos passarão a ser acompanhados pela população em tempo real. A medida, entre inúmeros outros benefícios, facilita o trabalho da secretaria, muda a rotina da Casa e economiza papel. Somente na Secretaria Legislativa deixarão de ser gastos, semanalmente, 2 mil folhas de papel atualmente usadas para produzir respostas através ofício e construir textos de redação final e atas.
“Iniciamos este processo de transformação em julho”, explica Jerbson Moraes, presidente da Câmara. Para além de firmar o convênio com o Senado, servidores da Câmara de Ilhéus foram conhecer o funcionamento do sistema em Vitória da Conquista, cidade-referência na Bahia. Neste tempo, servidores do setor de Tecnologia e Informática da Câmara montaram toda a estrutura de base do sistema, que já está pronta. Além da organização, todo o conteúdo da documental da Câmara passará a ser armazenado em nuvens onde, além de ficar salvo, ficará à disposição do público, desde conteúdo à produtividade do vereador. “Além disso, cada vereador ampliará seu conhecimento sobre a vida legislativa passando a ter acesso a todo o conteúdo dos colegas”, destaca Bruno. O sistema está, agora, na fase de alimentação e funcionando em caráter experimental.
O próximo passo será treinar os servidores administrativos, vereadores e assessores parlamentares. Como, além de passar a contar com a ferramenta, será preciso entender como ela funciona, estão previstas, também, oficinas para o público interessado. “Estamos falando de transparência, de como essa ferramenta pode ser importante para o controle social”, comemora Diego Danton, coordenador da Secretaria da Câmara. Ele considera a implantação do sistema como o maior avanço administrativo da Casa, que estará disponibilizando o que já aconteceu, o que está acontecendo e o que poderá ainda acontecer no Poder Legislativo de Ilhéus. “Teremos celeridade. Hoje perdemos muito tempo com a questão de protocolos, papel pra lá, papel pra cá, assinatura daqui e dali”, explica Danton, destacando que, a partir da implantação do novo sistema, “o vereador teve uma ideia faz na hora, domingo, feriado, em casa, na praia. E para protocolar não dependerá mais do funcionamento da Câmara em seu horário comercial”.
“Uma comissão, a de Justiça, por exemplo, o relator avaliou um projeto no feriado, ele pode mandar no domingo. Inclusive o Executivo pode fazer parte do processo e estar recepcionando o projeto do seu interesse dentro do sistema para posterior votação”, exemplificou. Danton explica que, para o público, haverá uma outra importante novidade. Ele não precisará ficar acessando todos os dias o site. O acompanhamento poderá ser feito de forma notificada. Por exemplo: o interessado em saber a movimentação de determinado projeto, ele vai disponibilizar o e-mail e receberá notificações em casa, a cada movimentação feita. “Hoje há segmentos que pedem cópia de projeto. Isso acabará. O acesso ao processo legislativo de um projeto estará à disposição, com anexos e encaminhamentos em tempo real”, assegura.
O presidente da Câmara destaca ainda que o sistema também permite que o novo site oficial do Legislativo Municipal seja mais dinâmico, mais fácil e muito mais transparente. Todos os gabinetes passarão a ter e-mail institucional com a nomenclatura “leg” (de legislativo). Ele também revela que o novo sistema permitirá que a própria votação de projetos de lei tenha as suas redações finais na hora. “Vamos conseguir dar respostas num tempo muito rápido para a população”, comemora.
O ex-vereador Marcos Flávio Rhem da Silva, atual assessor especial parlamentar de Ilhéus, se prepara para comandar o diretório provisório do PODEMOS de Ilhéus. Rhem irá ocupar a vaga do ainda presidente e secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza, Rubenilton Silva.
Conforme informações de um dos membros do alto clero do PODEMOS, com a saída de Rubenilton da presidência da Sigla, a secretaria passa a fazer parte da cota integral do PSL, após articulação da presidente estadual Dayane Pimentel com o Executivo Municipal. Com isso, o PSL será o novo abrigo de Rubenilton.
Na Câmara de Vereadores, o PODEMOS continua na base aliada do governo municipal, sendo representado pelos parlamentares Nino Valverde e Sérgio do Amparo.
Vale ressaltar que no Site do TSE, os dados ainda não foram atualizados, mantendo atual diretoria provisória
O secretário de serviços urbanos e distritais, o Senhor João Aquino, foi o entrevistado nesta segunda-feira (20), no Programa na Boca do Povo, da Rádio Bahiana de Ilhéus, e, na oportunidade, esclareceu sobre a coleta de lixo no Município.
De acordo com o gestor da pasta, a intercorrência na coleta se deu em virtude do encerramento de contrato com a CTA e a chegada de uma nova empresa, contudo nesse intervalo para assinatura do novo contrato, o serviço foi completamente afetado, mas que está sendo restabelecido gradativamente, nesse primeiro momento, com os próprios trabalhadores da empresa anterior, com apoio dos servidores da secretaria.
Em nome do governo Mário Alexandre e Bebeto Galvão, Aquino pediu desculpas a população pelos transtornos, e afirmou que a administração está comprometida e sem medir esforços, para regularizar a coleta dos resíduos em toda a Cidade até a próxima quinta-feira (23).
A entrevista foi conduzida pelo radialista e diretor da Super Bahiana AM Adilson Neves, e com a participação do editor-chefe do Site Fábio Roberto Notícias.
Em uma visita à Itabuna, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (DEM), foi recebido pelo secretário de esportes Enderson Guinho, que é um grande parceiro do Barcelona S.A., e na ocasião, ao lado do Coordenador Jonh Suque, que representava o CEO Weliton Nascimento do Barcelona, Neto, fora presenteado com o manto do caçula da série “A” do campeonato baiano de 2022.
ACM Neto, elogiou a rápida ascensão do clube ilheense, que com pouco tempo de vida, alcançou a elite do futebol baiano, e desejou sorte, para a Onça Pintada.
Mais um admirador do Barcelona S.A.
A Igreja Pentecostal Caminho da Verdade foi condenada a indenizar uma vizinha por produzir barulho excessivo. A decisão é do juiz do Juizado Especial Cível e Criminal do Paranoá que concluiu que houve perturbação do sossego.
A autora, que mora em frente à igreja, conta que são realizados diariamente cultos com toques de instrumentos musicais, cânticos e orações que são difundidos por meios mecânicos que produzem alto volume de som. Ela relata que as ondas emitidas geram poluição sonora e perturbação do sossego. Afirma ainda que o barulho é constante, o que a impede de assistir televisão, trabalhar ou conversar ao telefone. Pede que a igreja seja condenada a indenizá-la pelos danos morais sofridos e a se abster de produzir sons excessivos que causem incômodo aos moradores da localidade, sob pena de fixação de multa diária, e a promover a instalação de isolamento acústico eficiente.
O juiz observou que a casa da autora e a igreja estão localizadas em área de vocação mista e que as provas mostram que a igreja produziu ruídos acima do previsto na legislação. De acordo com a Lei do Silêncio, os critérios de avaliação de som para ambientes externos e internos são, respectivamente, de 60 dB (A) [diurno] e 55 dB (A) [noturno], bem como de 50 dB (A) [diurno] e 45 dB (A) [noturno].
Dessa forma, a Igreja foi condenado ao pagamento de R$ 2 mil a título de danos morais. A ré deve também se abster de produzir barulhos excessivos que extrapolem os limites máximos estabelecidos pela Lei Distrital nº. 4.092/2008, sob pena de multa no valor de R$ 500,00 por ocorrência.
Acesse o PJe1 e conheça o processo: 0701068-16.2021.8.07.0008