A prefeitura Municipal de Barro Preto, por meio da secretaria municipal de saúde, em parceria com o Hospital de Olhos Ruy Cunha, em Itabuna, participou, neste sábado, dia 20, de mais uma edição do projeto GlaucomaDay, juntos no combate à cegueira, mutirão que tem por finalidade a prevenção e tratamento do glaucoma. Os pacientes responderam a um questionário de avaliação e foram submetidos a exame de Tonometria para medir a pressão intraocular visando à detecção precoce da doença, que não tem reversão do quadro.
Para a secretária municipal de saúde, Izabella Costa, as pessoas com idade a partir de 40 anos devem ficar atentas e fazer exames oculares regularmente. O glaucoma tem maior prevalência em pessoas com histórico na família. “Por isso, que é importante que o paciente com histórico na família procure o atendimento de um especialista”, afirma, acrescentando que entre os negros os riscos são maiores. O glaucoma é uma doença silenciosa, mas que pode ser prevenida e controlada.
Os pacientes portadores de diabetes, pessoas com problemas de pressão intraocular elevada, miopia, usuários de corticoides ou que tenham casos da doença na família, foram devidamente acompanhados pela secretária Izabella Costa, juntamente com a equipe da Central de Regulação de Barro Preto, representado por Neuran Modesto, que realizaram um ótimo trabalho e foram prestativos com todos os pacientes.
A prefeita de Barro Preto Ana Paula (PMDB), garantiu o suporte necessário aos pacientes, como forma de assegurar o amplo acesso às políticas públicas voltadas à saúde com respeito e dignidade. A população por sua vez parabenizou e agradeceu o apoio da prefeita Ana Paula, equipe da Central de Regulação e, por fim, a secretaria de saúde, pelo importante papel social e cuidado com os seus munícipes.