Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Secretário Geraldo Magela discute fortalecimento cultural dos quilombolas

Reunião na sede da pasta.

Na última sexta-feira (22), o Secretário de Cultura de Ilhéus, Historiador Geraldo Magela, esteve em reunião na Casa de Cultura Jorge Amado, e recebeu representantes das comunidades Quilombola Morro do Miriqui e Quilombos Urbanos.

O secretário foi atualizado do andamento do processo de mobilizações pela demarcação e delimitação das comunidades quilombolas de Ilhéus, bem como as demandas pelo fortalecimento cultural e da memória dos quilombos de Ilhéus.

Uma importante solicitação foi o apoio na criação da “Sala Memorial dos Quilombos de Ilhéus”, que funcionará todos os dias úteis em espaço público no centro de Ilhéus a fim de estender para o calendário turístico do município a possibilidade dos turistas visitadores da cidade tomarem conhecimento da história e trajetória social da ancestralidade afro-brasileira quilombola do município.

Na reunião, uma agenda de apoio para as demandas culturais dos quilombos ficou prevista para que futuramente nas atividades oficiais da cultura, promovidas pela prefeitura, possa essas comunidades terem acesso a outras políticas públicas.

Participaram da reunião os líderes quilombolas, Sr. Marcolino Vinicius Vieira, Conselheiro de Desenvolvimento da Comunidade Negra da Bahia (CDCN-Bahia), a Sra Preta Rosa, Líder Social do Quilombo e Afroempreendedora, bem como o secretário de Cultura do Município de Ilhéus, Historiador Geraldo Magela.

“É muito importante essa aproximação, apoio e força que o Secretário Magela está dando para nossas comunidades, por que mostra a sensibilidade que ele tem para conosco, quilombolas. O Prefeito Mário Alexandre e o Vice Prefeito Bebeto Galvão são sortudos por terem um gestor da cultura tão compromissado e competente”, afirmou Preta Rosa.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também