O Diretório do Partido Democrático Trabalhista de Ilhéus, na pessoa do presidente vereador e advogado Dr. Cosme Araújo, sempre pautado na transparência e zelo com a ordem pública, afirma que está sendo preparado o processo de expulsão do vereador Alisson Mendonça. Os documentos com provas robustas de infidelidade partidária serão encaminhados aos membros que compõe a Comissão de Ética do Partido.
Desde quando se filiou no PDT de Ilhéus, em 02 de abril, data final de filiação, Alisson incorreu em sucessíveis atos abomináveis, a princípio traiu o partido, de forma sórdida, apoiando um candidato adversário em plena campanha eleitoral, além disso, provavelmente, ocupará uma secretaria em outro grupo político, sem sequer comunicar antecipadamente, ao Diretório Municipal do PDT e/ou solicitar a desfiliação do mesmo. As práticas inusitadas do senhor Alisson Mendonça teve consequências ao deixar o PT por posições similares as que agora são questionadas.
O PDT de Ilhéus de acordo com o seu Estatuto, não irá tolerar sob nenhuma hipótese que os seus filiados (as) divorciem das orientações da Executiva, isto ocorrendo poderá acarretar penalidades previstas em seus Estatutos. Registre-se que, em recente encontro estadual do PDT promovido em Salvador, o presidente do Diretório Nacional da sigla, Carlos Lupi, foi enfático ao alertar os Prefeitos, Vereadores e Deputados que não se descuidassem da fidelidade partidária.
Nesta vertente não há outra alternativa a não ser após o devido processo legal, com amplitude de defesa e, se chegar a conclusão que as atitudes de Alisson foram incompatíveis com as regras do Regimento e Estatutos do Partido, por certo será rigorosamente punido. Saliente-se que, o Partido já comunicou formalmente ao filiado no sentido de que este pode pedir a desfiliação para evitar o desgaste de responder um processo disciplinar, contudo, ele quedou-se silente, alegando que tem apoio de forças desconhecidas estranhas ao Partido que prima pela ética e respeito aos filiados, e que, por esta razão vem crescendo substancialmente, a prova disto é que elegeu nas últimas eleições centenas de prefeitos e centenas de vereadores.