O vereador e advogado Dr. Jerbson Moraes usou a tribuna da Câmara Municipal de Vereadores na tarde desta quinta-feira (09) para felicitar todas às mulheres do Brasil, em especial as de Ilhéus, na ocasião realizou uma linda homenagem a sua mãe, Maria José de Almeida Moraes.
Dia das Mães, é sempre comemorado no segundo domingo de maio, este ano ocorreu dia 8, mas, na Câmara Municipal de Ilhéus as homenagens foram celebradas nesta quinta-feira, 09.
“Ser mãe é ser amor”, resumiu o Parlamentar, ao se referir à própria mãe como “uma mulher guerreira e sempre servir ao próximo”. A emoção tomou do vereador Jerbson Moraes ao lembrar que a sua mãe saiu da cidade de Ibicaraí, sua terra natal, há exatos 40 anos, para construir e proporcionar um futuro melhor para os três filhos, Jeferson, Jerbson e Marília na cidade de Ilhéus.
Clique no leia mais e acompanhe a história de vida da homenageada.
Maria José de Almeida Moraes, nascida em 09/02/1952, hoje com 65 anos de idade de muita vitalidade, chegou em Ilhéus há exatos 40 anos, quando saiu da cidade de Ibicaraí para junto com o seu esposo, Acelino, construir e proporcionar um futuro para os três filhos, Jeferson, Jerbson e Marília. Formada em Magistério, habilitada para trabalhar com as series iniciais do ensino fundamental I, antigo primário, Maria começa sua vida profissional na Escola Castro Alves, a escola de Tia Dolores, nesta escola Tia Zezé, como ficou conhecida, laborou por dez anos, se tornando referência no ensino aprendizado no ensino primário antiga 3ª série, foi professora dos seus filhos também, e eles que o digam por eles próprios como era dedicada e exigente.
A educadora por opção, vocação e amor, por quase 25 anos, manteve a Escola de Datilografia João Batista de Assis, formando milhares de ilheenses na técnica de datilografar, ainda hoje, Dona Maria da datilografia é referência marcante para quem passou pela escola e chegou a forma-se, recebendo inclusive, diploma reconhecido pelo MEC.
No início dos anos 90, as escolas particulares tiveram um aumento desenfreado nas mensalidades, oportunidade em que muitos segmentos da sociedade, reuniram-se e juntos fundaram a Cooperativa Educacional de Ilhéus, onde oferecia da educação infantil ao ensino médio. Tia Zezé, mãe, fundadora, também foi colaboradora por dez anos e permaneceu firme até o fechamento da mesma.
Muitos profissionais competentes e gabaritados, a exemplo de professores, médicos, engenheiros, advogados e etc., foram alunos de Tia Zezé, como ela mesma diz: não há maior alegria, ir a um médico e lá encontrar meu ex-aluno e eu na condição de paciente”.
No ensino público, Tia Zezé teve a oportunidade de laborar na Escola Municipal do Iguape e laborar com maior amor e dedicação por todos os anos que lá lhe foi permitido ficar.
Maria, Lia, Dona Maria e Tia Zezé é um marco referencial no ensino da cidade de Ilhéus, seja nas salas de aulas das várias escolas por onde passou, seja na arte e técnica do ensino de datilografia, seja como marco na vida de seus alunos, pois até hoje possui grandes laços de amizade com milhares deles.
Hoje militante da igreja Católica, servindo na Paróquia Santa Rita de Cássia, integra o Apostolado da oração, a Pastoral da Liturgia, Catequese e o Encontro de Casais com Cristo, além de se dedicar aos seus netos, seus maiores presentes após os filhos.