Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Instituto Nossa Ilhéus divulga programação da Semana de Mobilidade

Vista da ponte do Pontal.
Vista da ponte do Pontal.

Pensar em uma mobilidade inteligente que acompanhe as mudanças socioeconômicas e geográficas pelas quais a cidade está passando. Este é o objetivo da programação da Semana de Mobilidade, promovida pelo Instituto Nossa Ilhéus (INI), que vai acontecer de 14 a 24 de setembro. Debates, júri de cidadãos, concursos de fotografia e de arquitetura e urbanismo, bicicletaço e atividades nas ruas movimentarão diversos pontos da cidade nesse período. A programação é gratuita e faz parte do projeto da União Europeia “Orçamento e Direito à Cidade – Fortalecimento e Organizações da Sociedade Civil para Monitoramento e Incidência na Política de Mobilidade Urbana”, coordenado pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC), que busca fortalecer políticas de mobilidade urbana no Brasil.

A Semana de Mobilidade ocorre em alinhamento com as ações da Semana do Trânsito, realizada pela Prefeitura de Ilhéus. Tem como foco discutir soluções para uma melhor mobilidade – entendida de forma mais ampla, para além do trânsito e do transporte público, abarcando também a preocupação com a ocupação do espaço, acessibilidade, segurança, qualidade da malha viária e das calçadas, transportes coletivos e alternativos, o maciço de veículos particulares, regulamentação de transportes privados de passageiros e dos mototaxistas.

Entendendo que as cidades são para as pessoas, o INI já lançou o concurso VivaAcidade, voltado para estudantes de Arquitetura e Urbanismo que podem apresentar propostas criativas para a revitalização da área referente à Poligonal que compreende as Ruas Araújo Pinho e Santos Dumont.  Outro concurso que promete dar que falar é o “Essa Rua tem história”. A ação vai oportunizar 480 alunos do ensino fundamental a participarem de caminhadas guiadas pelo Centro, buscando o conhecimento da história das personalidades cujos nomes denominam as ruas da cidade. As selfies serão publicadas nas redes sociais junto com as informações sobre os nomes das ruas, sendo que a mais curtida será premiada no dia 22.

Para iniciar oficialmente a programação da Semana de Mobilidade, nos dias 14 e 15, será realizada pela primeira vez no Brasil, a metodologia Mini-Público, do Delibera Brasil, uma espécie de júri de cidadãos que vai reunir pessoas de diversos segmentos e pontos da cidade, para discutir a regulamentação dos mototaxistas e do táxi-lotação, no Plenário da Câmara de Vereadores. O objetivo desta ação, que terá Ilhéus como projeto piloto, é subsidiar, orientar e complementar instâncias de definição de políticas públicas para o setor. O Prefeito de Ilhéus receberá, ao fim da Semana, o Projeto vencedor do VivaAcidade, Plano Ativa Ilhéus – que apresenta um projeto para uma ciclovia ligando a zona norte da cidade à zona sul – e o resultado da deliberação do Mini-Público.

Outro espaço de debates será a Tenda Teatro Popular de Ilhéus, onde acontecerá, entre os dias 19 e 21, sempre às 19h, mais uma série de “Improviso, Oxente!” – mesa-redonda com intervenções artísticas. O público geral irá discutir, com a presença de especialistas, temas como acessibilidade, cidade para pessoas, mobilidade em bicicleta e requalificação do quarteirão Jorge Amado, além de conhecer o que está previsto no PPA 2018-2021, entregue pelo Executivo ao Legislativo para discussão e aprovação até 15 de dezembro deste ano.

Buscando, ainda, estimular a reflexão sobre um melhor uso do espaço público, serão fechadas ruas para realização de atividades lúdicas, estacionadas cadeiras de roda em locais públicos, e realizado um bicicletaço, saindo do Hernane Sá até o Centro, na manhã do dia 24.  

A Semana de Mobilidade tem como parceiros a Associação Beneficente dos Deficientes Físicos dIlhéus (ABEDEFI), Associação de Deficientes Físicos de Ilhéus (ADEFI), Casa de Apoio aos Deficientes Físicos (CADEFI), Associação Moradores Hernani Sá, Associação Ciclistas de Ilhéus, Delibera Brasil, Câmara de Vereadores de Ilhéus, Secretarias de Planejamento DesenvolvimentoSustentável, Infraestrutura Transporte e Transito (SEINFRA) e a Diretoria de Transporte e Trânsito (SUTRAN), e Educação (SEDUC) Polícia Militar, Universidade Estadual de Santa Cruz, Teatro Popular de Ilhéus, SEBRAE, CONDER, Hotéis  Tororomba e Village Indaiá,  Rotary Club Jorge Amado, Rotary Club de Ilhéus, Serviço de Assistência Familiar (SAF), Faculdade Madre Thaís, UNIME, Goca Moreno e Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP do Chocolate  Nelson Schaun). Para mais informações, acesse www.nossailheus.org.br


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também