Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Vereadores e prefeito participam de reunião com a Associação de Surdos de Ilhéus

Surdos terão assistência diária do governo.
Surdos terão assistência diária do governo.

Na manhã da última terça-feira (26), data em que se comemora o Dia Nacional do Surdo, os vereadores Juarez Barbosa e Makrisi Angeli, reuniram-se com o prefeito Mário Alexandre de Sousa e os representantes da Associação de Surdos de Ilhéus (ASI) para apresentar demandas de que esta população necessita. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito de Ilhéus e foi significativo para os membros da ASI que até então nunca haviam conseguido um diálogo com o Executivo municipal.

Dentre as solicitações apresentadas ao prefeito estão a elaboração de projeto pedagógico junto à Secretaria de Educação que organize e acompanhe Classes de Ensino Bilíngue (libras-português) para educação de surdos; a fundação de uma Central de Intérpretes para garantir acessibilidade comunicacional das pessoas surdas que falam em língua de sinais, nos atendimentos a setores e serviços públicos e privados e o  uso de sinalização em Libras nas repartições públicas municipais.

Eles também solicitam a organização de um espaço físico para sediar a ASI e a criação de lei municipal que observe nas empresas privadas se há contratação de pessoas surdas e com deficiência auditiva em seus quadros profissionais, na cota para pessoa com deficiência ou mesmo que não havendo cotas. A ASI também solicita uma mapeamento que quantifique o número de surdos no município, para que os mesmos possam ter acesso às políticas públicas.

Após o debate, o prefeito Mário Alexandre propôs a criação de uma comissão formada por servidores da prefeitura e membros da ASI para verificar e pesquisar exemplos da implantação de Centrais de Intérpretes para avaliar os trâmites necessários para a instalação de uma delas em Ilhéus. Ele afirmou que muitas dessas ações devem ser desenvolvidas em parceria com o Estado.

O vereador Juarez Barbosa criou um projeto de lei que institui o Programa de Estimulo à formação de Profissionais de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, nos equipamentos de Saúde do município, que a pedido do vereador Makrisi Angeli, foi retirado de pauta para que alterações fossem feitas para que o projeto possa abarcar outras áreas que também fazem parte da demanda da associação.

Associação de Surdos de Ilhéus
A ASI é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 12/09/2008 com intuito de organizar e defender pautas de direitos das pessoas surdas em Ilhéus e desde então, representa a cidade em conferências de saúde, educação, direitos humanos e no movimento nacional de pessoas com deficiência.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também