Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Ilhéus se vestiu de rosa para marcar luta pelo combate ao câncer de mama

Ilhéus ficou rosa no sábado.
Ilhéus ficou rosa no sábado.

“Mais do que uma atividade física é um movimento pela saúde da mulher e pela vida”. Assim, a secretária municipal de Saúde, Elizângela Oliveira, definiu a caminhada que contou com a adesão de centenas de pessoas na manhã deste sábado, 7, na avenida Soares Lopes, em Ilhéus.

A concentração ocorreu no estacionamento da praça Dom Eduardo, próximo a Catedral de São Sebastião, onde foi servido um café da manhã. No saudável cardápio, frutas, sucos e água para hidratar os participantes que seguiram até o final da principal via do centro da cidade.

O evento, realizado em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) Unidade Sul – que pertence ao Sistema da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), ofereceu  gratuitamente para os interessados testes de acuidade visual, aplicação de flúor e orientação nutricional, dentre outros serviços. Presente ao evento, o diretor da instituição, Alexandre Régis da Cunha, surpreendeu-se positivamente com o engajamento da comunidade.

“Muita gente vestiu literalmente a camisa do Outubro Rosa e veio pra rua ajudar nesse alerta contra uma doença que mata trabalhadoras, mães e chefes de família diariamente, no Brasil”, acrescentou o dirigente.

O diagnóstico precoce e o rápido tratamento são as melhores formas de sobreviver à doença, principalmente no caso do câncer de mama, segundo tipo mais comum no Brasil e o que mais afeta as mulheres no país. O autoexame continua sendo um importante aliado, mas não se deve esquecer de realizar regularmente a mamografia.

Nos homens, a incidência da doença é de apenas 1%, enquanto o grupo feminino mais atingido é a partir dos 50 anos de idade.

A Caminhada Outubro Rosa teve a presença do prefeito Mário Alexandre, a secretária municipal de Desenvolvimento Social (SDS), Soane Galvão, e vereadores.

Na oportunidade, Mario Alexandre destacou a importância da data no calendário nacional. “O combate precisa ser diário porque a vida é muito preciosa. Como médico e homem público não poderia faltar a esse ato de cidadania em nossa terra”, finalizou o prefeito.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também