Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Carta aberta do Conselho Tutelar de Itabuna

Conselheiros denunciaram falta de condições de trabalho.
Conselheiros denunciaram falta de condições de trabalho.

Os Conselheiros Tutelares de Itabuna, vem por meio desta informar a situação precária vivida atualmente pelo órgão e por seus conselheiros.

É importante destacar, primeiramente, que o Conselho Tutelar enfrenta defasagem salarial há mais de 8 anos, sem reajuste e também sem data fixa para recebimento; com atrasos de muitos dias todos os meses. Os Conselheiros Tutelares possuem vida e famílias para sustentar, e esta situação está criando uma barreira nesse sentido, desgaste físico e psicológico fazem parte da natureza do trabalho, potencializados pela falta de garantia dos direitos essenciais.

Os conselheiros recebendo um salário mensal de R$1049,00 sendo exigida a estes dedicação exclusiva, além do mais não recebem nenhum auxílio alimentação ou qualquer outro auxilio, com salário menor que a maioria dos municípios de menor demanda.

Os conselheiros de Itabuna trabalham visando sempre atender ao seu propósito, zelar pela garantia de direitos das crianças e adolescentes do município. Porém para a eficácia do serviço prestado à sociedade se faz necessária que o poder público ofereça as condições dignas.

Houveram muitas conversas com o Executivo, no entanto, sem as demandas atendidas, embora tivéssemos um parecer favorável da procuradoria do município à atualização do salário, o mesmo não foi efetivado pelo gestor municipal

Também é importante destacar, que tal situação é de conhecimento do Ministério Público, Ministério Público do Trabalho, Poder Judiciário e Câmara de Vereadores, e até hoje não obtivemos resposta favorável e, apesar das diversas provocações a situação continua a mesma.

Para piorar a situação, os dois carros pertencentes ao Conselho Tutelar, doados pelo governo federal, estão parados na garagem, pois o executivo não pagou os seguros e o veículo disponibilizado não permanece à disposição no tempo suficiente para atender as crescente demandas. E os conselheiros ficaram diversos dias com passe de ônibus bloqueados, passando por constrangimento dentro dos ônibus pois os passes não funcionavam. Outro problema enfrentado é que os Conselheiros Tutelares necessitam de capacitações permanente e continua, e tal previsão legal, contudo, não é cumprida pela gestão municipal.

Desse modo, o Conselho Tutelar de Itabuna esclarece as dificuldades enfrentadas e convida a sociedade para lutar ao nosso lado a favor de nossos direitos para que possamos ter condições de zelar pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes do município, público este que não tem sido tratado com absoluta prioridade.

Continuaremos à luta por melhorias de trabalho, com paralisação das atividades e acionamento às instâncias superiores, até que as reivindicações sejam atendidas. Informamos que atenderemos apenas situação de urgência e emergência e as denúncias de violação de direitos podem ser registradas pelo disque 100 ou plantão do Conselho tutelar de Itabuna (73) 98895-5052.

Conselheiros Tutelares de Itabuna.

14 de junho de 2018


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também