Noticiamos ontem, 04, no Site Fábio Roberto Notícias, que a comissão provisória do partido progressista de Ilhéus está suspensa por falta de prestação de contas e que a vigência da atual gestão expirou no dia 30 de junho e não foi renovada.
A direção da sigla emitiu uma nota na manhã desta quinta-feira, 05, explicando a situação em que se encontra o partido.
O diretório municipal dos Progressistas de Ilhéus vem a público esclarecer o conteúdo publicado no Site Fábio Roberto Notícias na data de 04/09/2019, na forma que segue:
1. Inicialmente insta esclarecer que as prestações de contas dos partidos políticos devem ser feitas anualmente.
2. No que se refere especificamente às prestações de contas dos Progressistas, todas foram protocoladas no cartório competente, estando o processo relativo ao exercício de 2018 ainda em trâmite, ou seja, as contas ainda não foram julgadas.
3. Dessa forma, não se pode afirmar que o partido não prestou contas, pois, conforme se verifica no documento anexo, elas foram apresentadas tempestivamente de acordo com o calendário publicado pelo próprio Tribunal.
4. A informação de que o Partido não teria autorização para movimentar nem receber verbas públicas do fundo partidário, ainda com risco de cancelamento do registro no TRE BA é equivocada.
6. No que se refere à composição da diretoria, a atualização pode ser feita a qualquer tempo sem que isso acarrete suspensão ou cassação do registro.