Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Idosos do Banco da Vitória vitimas de maus tratos são atendidos, mas familiares não comparecem ao CRAS, afirma prefeitura

Aposentados vivem em condições subumanas.
Aposentados vivem em condições subumanas.

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Desenvolvimento Social, informa que a família  de irmãos idosos e deficientes residentes no Banco da Vitória, está sendo acompanhada pelo Centro de Referência da Assistência Social Oeste (CRAS) desde o meado de 2019. De acordo com a coordenadora do Cras Oeste, Vanessa Leite, a equipe do programa realizou todas as medidas cabíveis para fazer a mudança da curatela, que atualmente, está com o irmão denunciado por maus tratos.

A coordenadora informa que a equipe técnica do Cras Oeste conseguiu encontrar outros parentes que poderiam ser os novos responsáveis e que diversas vezes foi agendado com os familiares para ir ao cartório civil e para realizar a mudança da curatela. Porém, membros da família não compareceram para realizar a transferência.

“Fizemos diversas reuniões com a equipe técnica, psicólogos e assistentes sociais para achar a melhor forma de resolver a situação desses irmãos. Até que encontramos familiares por meio de visitas domiciliares, tivemos uma conversa e ficou acordado para eles irem ao cartório alterar a curatela, de modo que cada um se responsabilizasse por um irmão. Disponibilizamos o carro do programa para levá-los, mas nenhuma das vezes marcadas eles compareceram e não cumpriram os  prazos do plano familiar que foi acordado com a equipe técnica”, disse.

Diante do não cumprimento das metas estabelecidas de responsabilidade da família,  o Cras Oeste fez um relatório detalhado com descritivo das visitas, plano familiar e prazos, para ser entregue ao Ministério Público Federal, para que as medidas cabíveis sejam tomadas.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também