O jornalista, radialista e cientista político, Júlio César, fez breve considerações sobre o atual cenário político de Ilhéus. Na visão dele, a política local é “complicada”, pois, não se decide nada aqui, e quem dá as cartas na política ilheense é sempre Salvador. Júlio afirma que para descrever o que pode acontecer na política na terra de Jorge Amado é difícil.
Alguns nomes já consolidados com pré-candidatos a prefeito, são eles: Mário Alexandre (PSD), Nilton Cruz (PT), Valderico Jr. (DEM), Reinaldo do IBEC (PTB), Cacá Colchões (Progressistas), Cosme Araújo (PDT) e, correndo por fora está o PSB, que possivelmente, não vem com candidato a prefeito.
O jornalista Júlio César também fez um parâmetro, acerca dos nomes que aparecem como vices, como o médico e empresário Jorge Viana, que poderá ser o vice de Valderico Júnior, já que ambos dispõe de boa amizade, além do ex-vereador Cosme Araújo, que, segundo Júlio César, não tem dinheiro pra campanha e, por isso, usa de sua popularidade para força uma vice com Marão, ou até mesmo com Valderico Júnior. Por fim, o sindicalista Bebeto Galvão, que diz não ter dinheiro pra campanha, mas poderá emplacar um vice do seu partido, a exemplo do Joabs Ribeiro, que desembarcou no PSB, durante o período da janela partidária.
De acordo com o jornalista, os líderes partidários estão preocupados com Valderico Júnior, que vem crescendo nas pesquisas. A prova é que os “pauzinhos” estão se mexendo dentro dos partidos, PP, PSB, PC do B e PSD todos esses partidos são da base do PT.
Jabes sabe que Cacá não ganha a eleição, só que a preocupação do professor, não é com a derrota de Cacá, e nem com a vitória de Marão. A preocupação de JR é Valderico Júnior vencer a eleição e passar a ter uma guerra pessoal, além do mais, existe uma leitura política a nível estadual, de que a cidade de Ilhéus não pode cair nas mãos de candidatos que não sejam ligados ao PT.
O empresário Valderico Jr. tem o apoio de ACM Neto, o maior rival de Rui Costa no estado, e se Neto ganhar em Ilhéus para prefeito, mudará todo cenário para a próxima eleição para o governo do Estado.
No prognóstico de Júlio Cesar a briga na eleição para prefeito de Ilhéus, vai ser entre Marão x Valderico Júnior. Agora quem vai ganhar, só Deus sabe.