Na manhã do último domingo (07) aconteceu uma manifestação ordeira, nas escadarias da Catedral de São Sebastião, centro da cidade de Ilhéus. O ato teve como objetivo é a aprovação do Projeto de Lei nº 23.845/2020 que tramita na Assembleia Legislativa da Bahia, solicitando um auxílio financeiro emergencial efetivo para os Guias, Monitores e Condutores de turismo de um salário mínimo por três meses, prorrogáveis por igual período, até que o segmento possa retomar as suas atividades normais.
A manifestação contou com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo e da polícia militar, através da 68° CIPM, onde os Guias, Condutores de visitantes e Monitores de turismo entoaram a canção: “É de Gonzaguinha”, onde alguns trechos da música fala que “a gente quer valer nosso suor, a gente quer viver a liberdade, a gente quer é ter uma nação, a gente quer é ser um cidadão”, frases de efeito para o que almejamos de direito.
Os Guias, Condutores de Visitantes e Monitores de Turismo do Estado da Bahia estão em casa, aguardando o turismo voltar a funcionar, fomos atingidos frontalmente! A maioria dos profissionais de turismo são autônomos e sua renda corresponde à quantidade de serviços prestados, predominantemente para as Agências de Turismo. Sem turista, não há serviço e, portanto, não há renda.
Portanto, caso essa situação se perdure por muito tempo e os Guias, Condutores de visitantes e Monitores de turismo não tenham um apoio governamental necessário, eles sofrerão, juntamente com as suas famílias, imensas dificuldades financeiras que os levarão a deixar a profissão, o que resultará em carência de profissionais qualificados e atendimento precário no futuro próximo.
Esperamos com estas medidas, que o profissional de turismo possa permanecer no setor, garantindo a oferta e a qualidade dos serviços ao estado da Bahia, quando da retomada das atividades.
Vídeo: