Faltando exatamente 90 dias para o pleito 2020, que este ano ocorrerá em uma data especial pelo momento que vivemos de pandemia, 15 de novembro será o dia do primeiro turno das eleições 2020. Mesmo com tão proximidade, o cenário eleitoral em Ilhéus é totalmente indefinido e aberto. Ou seja, todo mundo tem chance e ninguém está descartado. Algumas ditas pesquisas, levantamentos, sondagens e apuração da opinião do eleitor ilheense têm sido feitos por grupos e partidos, mas apenas para consumo interno e para organização de estratégias. Sem registros no TRE, ninguém poderia divulgar também. A única coisa que é visível e marcante, é a total indefinição do cenário.
As conversas de bastidores têm se intensificado, mas sem definições, o que acaba contribuindo para o posicionamento indefinido do eleitor, pois a quantidade de pré-candidatos a prefeito ainda é muito grande. Até o momento são os seguintes abaixo, sem estar em ordem de nenhuma colocação, de nenhuma preferência.
Mário Alexandre – PSD
Bernadete Sousa – PSOL.
Nilton Cruz – PT.
Roberto Barbosa – Solidariedade.
Zé Nazal – REDE.
Cosme Araújo – PDT.
João Barros – PRTB.
Reinaldo Soares – PTB.
Jorge Vianna – MDB.
Cacá – PP.
Valderico Júnior – DEM.
Thiago Martins – Democracia Cristã.
Esses são nomes que grupos e partidos têm defendido pelas ruas e pelas redes sociais. Vale lembrar a importância das redes sociais nessa eleição, principalmente por causa do advento da pandemia, onde é recomendável, por questões de saúde pública, não ter aglomerações e contato corpo a corpo, esse que é a poderosa arma em corrida eleitoral.
Existem dois nomes que apesar de seus partidos estarem publicamente apoiando determinado pré-candidato, eles circulam na mídia e redes como pré-candidatos, Manuelito Puentes do Patriota e Jailson Nascimento do PSB. Isso é inusitado e está gerando muitas perguntas.
Mas um fato novo acende uma centelha no tabuleiro do xadrez político este final de semana, o pedido de exoneração de Bebeto Galvão, da assessoria especial no gabinete do governador Rui Costa. O fogo deverá se espalhar sobre a cobiçada ilha de São Jorge e vai deixar muita gente sem dormir.
O que está claro é que, só vamos ter a certeza de quem e quantos serão de fato candidatos, após o 15 de setembro, data do fim do prazo das convenções partidárias. Ou seja, daqui a 30 dias. Até lá, vamos ouvir de tudo. Provocação, balão de ensaio, bravatas, blefes e sonhos. São esses alguns nomes dados a várias pré-candidaturas. Nós vamos aguardar o desenrolar dos fatos e a definições dos partidos, aí voltaremos a analisar possibilidades. Até lá, seguimos atentos aos sinais que o eleitor quiser.
Eu sou Jerberson Josué, estudante, ativista social e pré-candidato a vereador pelo PT-13.