Nessa quinta-feira, 27, o empresário Valderico Junior, presidente municipal do DEM, vai bater um papo com o administrador Cid Edson Lima Póvoas, servidor da CEPLAC. Em pauta: os impactos do avanço da maré nos bairros São Miguel e São Domingos, na orla norte de Ilhéus, e as possibilidades de solução para o problema.
Cid presidiu o Conselho Municipal de Meio Ambiente e a Associação dos Moradores do São Miguel. Em 2007, quando estava à frente da entidade do bairro, ele foi o autor da representação feita ao Ministério Público Federal, para que o órgão acionasse a Justiça em defesa da comunidade, numa Ação Civil Pública contra a Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA).
A CODEBA foi alvo da ação porque as obras no Porto do Malhado, conforme o documento, poderiam aumentar os impactos ambientais que prejudicam os moradores do São Miguel há décadas. O processo, que também pediu a reparação dos danos causados à comunidade, ainda aguarda julgamento definitivo do Tribunal Regional Federal da Primeira Região.
“Cid conhece de perto a realidade da orla norte e também discute as possíveis soluções para o problema. Eu sei que o desafio é grande. Ninguém vai operar um milagre, mas, as pessoas estão angustiadas. Elas têm uma série de perguntas e querem respostas. Na live de hoje, vamos dar um passo importante promovendo esse debate. Conto com a participação de vocês”, convida Valderico Junior, pré-candidato a prefeito de Ilhéus.