
Em parceria com o Ministério Público da Bahia (MPBA), o Instituto Nossa Ilhéus (INI) realiza no dia 23, das 9h às 13h, no Estádio Mário Pessoa, um saldão para a venda de equipamentos sonoros apreendidos pela CIPPA (Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental) em ocorrências de crime ambiental por poluição sonora. De acordo com o termo de parceria, os recursos arrecadados com a comercialização dos equipamentos serão destinados ao INI e ao Rotary Club de Ilhéus, que, por sua vez, repassará 40% da sua parcela para a ONG Planeta dos Bichos, mediante autorização do MPBA.
Os interessados podem consultar os lotes disponíveis para a venda no site: www.nossailheus.org.br/doe/
Com isso, a parceria garantirá recursos para a continuidade do trabalho da ONG Planeta dos Bichos, organização da sociedade civil que atua no acolhimento e tratamento de animais abandonados em Ilhéus, sendo mantida exclusivamente por meio de doações. O valor arrecadado também será utilizado na manutenção das ações de Educação para Cidadania, Monitoramento Social e Impacto em Políticas Públicas do Instituto Nossa Ilhéus, trabalho que vem sendo realizado há oito anos pela instituição na região Sul da Bahia.
A venda dos aparelhos de som conta com o apoio do Rotary Club de Ilhéus, ONG Planeta dos Bichos, GAP (Grupo de Amigos da Praia) e Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer.
Vale lembrar que a apreensão da aparelhagem, multa e prisão são penas para quem comete crime ambiental. Portanto, o limite máximo de decibéis deve ser respeitado, observando a Lei 2.684/1998, que dispõe sobre o uso de música mecânica ou ao vivo em bares, restaurantes, boates e casas de diversões; a Lei 3.510/2010, que institui o Código Ambiental do Município de Ilhéus, bem como as recomendações do Ministério Público da Bahia sobre o uso de equipamentos sonoros residenciais e automotivos em locais e duração previamente autorizados.