A União Brasileira de Mulheres (UBM) Ilhéus – Ba, tomou conhecimento através da reportagem do jornalista Oziel Aragão a denúncia feita por três assessoras do vereador Luca Lima (PSDB), que o acusam por assédio moral, sexual e rachadinhas, as vítimas verbalizam que foram contratadas pelo mesmo para prestarem serviços ao gabinete, porém exerciam outra função, o de empregadas doméstica em imóveis particulares, além de serem obrigadas a devolver parte do salário ainda sofriam violência de gênero.
A presidência da Câmara de Vereadores de Ilhéus, recebeu o requerimento do advogado que as representa, solicitando a abertura de uma investigação sobre os fatos ocorridos, o documento foi encaminhado para a Comissão de Ética, constituída pelos vereadores Gurita, Eder Junior e Augustão, que terão trinta dias para apresentação dos procedimentos necessários.
Diante da denúncia, através da presente nota a UBM reafirma seu total repúdio a todo e qualquer tipo de violência, principalmente em decorrência de gênero, e não compactua com qualquer forma de assédio ou abuso contra à mulher. E considerando como questões hierárquicas, determinam o agravamento dos efeitos do assédio, nos posicionamos em apoio as mulheres em razão das violências as quais foram submetidas.
Ratificando o nosso compromisso na defesa dos direitos das mulheres, chamando a atenção para as que não se atentaram para o fato, solicitamos a apuração rigorosa e urgente dos relatos apresentados pelo advogado e que consequentemente sejam tomadas as devidas providências.
Ilhéus – BA, 19 de maio de 2021.
União Brasileira da Mulheres (UBM)