Nesta quinta-feira (17), às 17 horas, a Audiência Pública que vai debater Políticas Públicas de Economia Solidária em Ilhéus. Iniciativa da Câmara Municipal de Ilhéus, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), o evento será transmitido pela TV Câmara, através das redes sociais do Poder Legislativo.
Enilda destaca que a política de Economia Solidária vem ganhando destaque por possibilitar alternativas para geração de renda através da organização das comunidades produtoras e geradoras de serviço. Com um mandato alicerçado no modelo de mandato coletivo, onde grupos e instituições opinam sobre as diretrizes da atuação parlamentar, o evento foi uma solicitação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFSB, acatado pela vereadora e pelo coletivo.
Estão confirmadas palestras de especialistas e convidados, a exemplo de Daniel Pereira dos Santos, Fundador do Banco Comunitário de Desenvolvimento do Jardim Botânico; Camila Capacle, Coordenadora de Trabalho e Economia Criativa e Solidária da Prefeitura Municipal de Araraquara, interior de São Paulo; e Anne Sena, presidente da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Estado da Bahia (Unisol – Bahia).
A Economia Solidária é um conceito que surgiu no final do século XX e retoma a idéia de solidariedade no sistema produtivo em contraposição à idéia do individualismo competitivo característico das sociedades neo-liberais capitalistas. A parlamentar destaca que é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Com cada um pensando no bem de todos e no próprio bem.