
Os assassinatos no Brasil caíram 8% no primeiro semestre desse ano, comparado com 2020, segundo o Monitor da Violência do G1, ferramenta que monitora os homicídios no país a partir de dados oficiais dos governos estaduais. O Ceará é o estado com a maior queda no número de mortes violentas, -28,8%.
Apenas seis estados registraram aumento de homicídios, sendo dois do Norte (Roraima e Amazonas) e quatro do Nordeste (Maranhão, Piauí, Paraíba e Bahia). A Bahia continua, desde o começo do levantamento, há quatro anos, liderando o ranking de mortes violentas.
O ex-prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto, comentou em seu Twitter “A pergunta que fica é: se outros estados conseguiram diminuir a violência, por que a Bahia não conseguiu? Não podemos mais admitir que a criminalidade tome conta da Bahia”.
“Precisamos enfrentar o crime organizado com pulso firme, inteligência e liderança. O nosso estado precisa ser líder em geração de emprego, educação, investimentos e turismo, e não em criminalidade”. O estado é administrado pelo PT desde 2007, há 16 anos.