Nesta quinta-feira, 30, a Secretaria de Assistência Social de Ilhéus através do Centro de Pessoas em Situação de Rua (Centro POP) e o Conselho Tutelar receberam uma denúncia sobre um casal com uma criança em situação de rua. Na ocasião, a equipe foi até o local e constatou que não se tratava de uma família em situação vulnerável, caracterizando desta forma a prática da mendicância. O casal ainda relatou que tem moradia fixa em Itabuna. Ao serem questionados quanto à documentação de identificação da criança, o casal alegou que a mesma não possuía nenhum documento. Por fim, a equipe do Centro POP e o Conselho Tutelar encaminharam o casal e a criança para a cidade onde residem.
Em Ilhéus, é comum ver pais de crianças e adolescentes utilizando os seus filhos para a prática da mendicância. De acordo com o Código Penal Brasileiro (CPB), é crime utilizar crianças e adolescentes para mendigarem ou servirem de instrumento para sensibilização pública. Por este motivo o Centro POP tem realizado no município diversas abordagens para coibir a prática criminosa e encaminhar as famílias para os centros de referência e assistência social.
A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria De Promoção Social e Combate à Pobreza vêm monitorando e tomando todas as medidas cabíveis para sanar essa nova conjuntura social e, acolher quem realmente se encontra em situação de rua.
Texto e fotos de Jéssica Alves, da assessoria de comunicação da Secretaria De Promoção Social e Combate à Pobreza de Ilhéus.