
A SUTRAM (Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade de Ilhéus) intensificou a fiscalização ostensiva contra o transporte alternativo (lotação), em cumprimento ao acordo extrajudicial celebrado entre o município e as concessionárias do transporte público, e homologado na Vara da Fazenda Pública da Comarca de Ilhéus.
De acordo com a cláusula décima do referido acordo, a SUTRAM se compromete promover uma fiscalização intensiva e ostensiva ao transporte clandestino, comprometendo-se a erradicar integralmente a referida circulação, que é prejudicial ao equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão, devendo estabelecer conjuntamente com as empresas Viametro e São Miguel, cronograma de atuação visando ao referido combate.
A operação “Lotação Zero” é encabeçada pela SUTRAM e conta com apoio operacional da polícia militar, através da 68ª CIPM.
A SUTRAM mudou a estratégia para apreender todos os veículos lotação da cidade. O agente de trânsito fica a bordo da viatura da polícia militar, como se estivesse escondido, apontando aos PMs os veículos do transporte alternativo.